As emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começaram nesta terça-feira, 26. Dentre as mudanças trazidas no novo documento está inclusão do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no lugar do Registro Geral (RG) estadual, que passa a ser único e válido em todo o território nacional.
Leia mais: Conheça os objetos que atraem energias ruins dentro de casa
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a receber o novo modelo do RG. O cidadão que precisa fazer a atualização do documento deve procurar o órgão de identificação civil da sua região para o processo, geralmente, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do município.
Liberação do novo RG
O novo RG será implementando em quatro outros estados nos próximos dias. São eles: Goiás, Acre, Minas Gerais, Paraná, além do Distrito Federal. O objetivo da mudança é simplificar a identificação do cidadão e melhorar os serviços públicos, coibindo tentativas de fraudes.
Como o CPF será o único número de identificação do cidadão, não haverá mais risco de uma única pessoa possuir um número de registro diferente por estado. O que acontece é que, hoje em dia, um indivíduo pode ter um numero de RG em cada unidade federativa, fato que pode gerar riscos, pois concede um novo documento para o mesmo cidadão várias vezes.
No caso das demais regiões, o Ministério da Economia ainda não deu uma previsão de quando a emissão entrará em vigor. O prazo geral é que até março de 2023 todas as unidades federativas estejam aptas a emitir a CIN atualizada.
Como solicitar o novo RG?
Por enquanto, apenas o Rio Grande o Sul começou a emitir o novo documento. O interessados devem se dirigir ao Posto de Identificação do IGP na avenida Azenha, 255, em Porto Alegre. O atendimento acontece de segunda à sexta, das 8h às 18h.
Antes de solicitar o novo RG, o cidadão que não possui ou está com informações incorretas no CPF devem procurar os canais de atendimento à distância da Receita Federal para a atualização dos dados.
Sendo assim, para atualizar as informações do CPF e requerer a emissão da nova identidade, a pessoa deve acessar o site da Receita Federal. Para facilitar a atualização, o usuário deve encaminhar os documentos por e-mail.