scorecardresearch ghost pixel



Novas ondas de frio: duas massas de ar polar atingem o país nesta semana

Chegada de novas massas de ar polar derruba a temperatura em grande parte do país e pode causar geadas no Sul.



Os brasileiros que vivem no centro-sul do país podem se preparar para o frio que chega ao país nesta semana. Duas novas massas de ar polar e frentes frias são esperadas até domingo, 17, derrubando as temperaturas em boa parte do Brasil.

Leia mais: Devido a preocupações, Apple terá nova camada de proteção contra ataques hackers

Hoje, 11, uma região alongada de relativa pressão atmosférica baixa (cavado) se forma ao sul do Rio Grande do Sul e sobre o Uruguai. Ao longo do dia, ela evolui para uma baixa pressão e instaura um tempo severo a metade sul e o noroeste do estado.

A baixa pressão se transforma em um ciclone extratropical amanhã, com sua frente fria associada durante a madrugada e início da manhã. As chuvas e temporais chegam a outras regiões gaúchas e se espalham por Paraná e Santa Catarina.

O Sudeste também sentirá o grande frio, com possibilidade de chuva fraca e pontual em São Paulo. No Sul, os temporais e chuvas serão mais intensos.

A frente fria avança rapidamente pela manhã, levando a chuvas fortes e mais isoladas aos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No resto do dia, a mudança de tempo chega à capital paulista e porção central do estado.

As temperaturas mínimas ficam abaixo de 3°C e 4°C na Campanha Gaúcha e abaixo dos 10°C no restante do Rio Grande do Sul, boa parte e Santa Catarina e parte do Paraná. Em São Paulo capital, elas podem atingir os 15°C.

Nova massa de ar polar no fim de semana

No fim de semana (16 e 17), um novo ciclone extratropical e frente fria associada chegam ao país. A ação da massa polar será sentida novamente no centro-sul brasileiro, com novas possibilidades de geadas e até de temperaturas negativas.

Vale destacar que o cenário é visto em uma tendência dos modelos, que pode sofrer alterações nos próximos dias. Tudo depende da intensidade e amplitude avanço da massa de ar polar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário