scorecardresearch ghost pixel



Novo golpe na praça! Prova de vida do INSS está sendo usada para roubar aposentados

Ação dos bandidos envia supostos links para realizar a prova de vida, mas a verdade é que eles querem roubar os dados dos segurados para solicitar quantias de dinheiro.



A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora está na mira dos criminosos. Eles têm usado estratégias para conseguir roubar os dados dos beneficiários. Veja como agem os golpistas e o que você deve fazer para proteger as suas informações pessoais.

Leia mais: Prova de vida do INSS ainda é obrigatória? Veja o que mudou

Os criminosos agem por meio de ligações telefônicas ou também por mensagens no aplicativo WhatsApp. Com a mudança no procedimento, alguns segurados ficaram ainda mais vulneráveis por desconhecerem o atual modelo da prova de vida.

Roubar os dados pela prova de vida

Os segurados do INSS sempre foram alvos dos criminosos, então agora não seria diferente. O que mudou foi a forma como eles têm agido para fazer novas vítimas.

Com a pandemia da COVID-19, a prova de vida deixou de ser presencial. O próprio INSS passou a fazer o cruzamento de dados dos segurados para evitar a necessidade de realizar o procedimento de forma presencial.

Mas muita gente ainda está por fora da mudança, então cai em golpes cuja intenção é de roubar os dados por meio de um falso processo de prova de vida. Antes de tudo, é importante saber que agora o procedimento só é presencial se a pessoa for convocada pelo INSS.

Os criminosos tem agido diferente. Eles entram em contato por telefone ou aplicativo de mensagem e dizem que querem oferecer serviços como empréstimos. Ao clicar nos links enviados pelos golpistas, as vítimas podem ter os dados roubados.

A dica é nunca aceitar contatos por e-mail ou aplicativos de mensagens indicando que se trata do procedimento em questão, já que essa não é uma prática do INSS. E se for oferta de crédito, não aceite sem antes entrar em contato com a instituição pelos canais oficiais. Na dúvida, procure atendimento presencial.

Outra orientação é: sempre que você pensar que possa ter sido vítima, entre em contato com o INSS pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 para pedir o bloqueio imediato dos valores.




Voltar ao topo

Deixe um comentário