Se tem um assunto que é do interesse de toda a população trabalhadora, sem dúvidas, é o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Afinal, esse fundo representa uma boa porcentagem do salário de cada mês que é depositada para ser sacada em sua totalidade ao fim do contrato.
Veja também: Nova modalidade de saque do FGTS será discutida na Câmara; Saiba mais
Mesmo sendo uma quantia da qual todos têm conhecimento, visto que está presente nos contratos de trabalho regidos pela CLT, boa parte das pessoas não contam com esse dinheiro no dia a dia, logo ele é reservado apenas para quando chega o momento de se desligar da empresa.
Por isso que sempre que surge uma oportunidade de realizar saques ainda durante as atividades profissionais, há uma grande movimentação de profissionais para retirar o dinheiro. Nesse caso, ele é visto como uma grana extra.
No próximo mês, os órgãos em questão darão a oportunidade a qualquer cidadão brasileiro que tenha uma conta ativa ou inativa no fundo de garantia de realizar saques de até R$ 3,9 mil.
Como funciona o saque
Todos já conhecem a regra do FGTS, porém foram criadas algumas medidas nos últimos tempos que fazem com que existam mais opções de retiradas parciais da quantia. Uma das principais é o saque-aniversário.
Antes de mais nada, os trabalhadores precisam optar pela segunda modalidade de saque, indo além do padrão, que é a retirada durante o mês de aniversário, ou seja, uma vez por ano.
O percentual liberado para o saque pode variar de 5% até 50%, a depender do quanto as pessoas tenham depositado.
Esse estilo de resgate não é obrigatório, é claro. A pessoa opta pelo método que mais se encaixar com as suas necessidades. A solicitação do saque deve ser realizada até o mês de aniversário do beneficiário pelo aplicativo do FGTS.
Caso o seu mês de nascimento já tenha passado, mas ainda assim você opte pelo resgate, saiba que não será possível. O dinheiro só ficará disponível no próximo ano.
Após a solicitação da mudança no estilo de saque, caso tenha sido feita da maneira correta e dentro do prazo, o valor fica disponível por até três meses. Caso o trabalhador opte por não sacar a sua quantia dentro dos três meses, o dinheiro ficará retido.
Sendo assim, em casos de perder o prazo para retirada do dinheiro nessa modalidade, somente será possível tentar novamente no próximo ano e no seu mês de aniversário.
Quanto posso sacar?
Outra informação muito importante é a quantia que pode ser retirada, poia ela diz respeito diretamente à quantia que você tem como benefício.
O saque-aniversário não permite que o trabalhador saque todo o dinheiro disponível, segundo o que pode ser constatado nas regras. A quantia específica que você consegue sacar está diretamente ligada ao seu montante, uma vez que o valor é referente à porcentagem.