O governo federal começa em agosto o pagamento de novos auxílios e benefícios socais ampliados. Todas as medidas têm validade até dezembro deste ano e serão custeadas com recursos da PEC Eleitoral, aprovada pelo Congresso no dia 14 de julho.
Leia mais: Fui demitido sem justa causa, lucro do FGTS entra na multa de 40%?
Os programas são voltados para diferentes públicos, em especial para a população mais pobre e profissionais que atuam no setor de transportes. A seguir, confira como receber cada um deles.
Auxílio Brasil de R$ 600
O valor da parcela passa de R$ 400 para R$ 600 mensais para todos os cerca de 18,1 milhões de beneficiários do programa. Para receber o Auxílio Brasil, a família precisa ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico), além de se enquadrar em um dos grupos abaixo:
- Situação de extrema pobreza: renda mensal familiar de até R$ 105 por pessoa.
- Situação de pobreza: renda mensal familiar de até R$ 210 por pessoa, desde que composta por ao menos uma gestante, nutriz ou menor de 21 anos de idade.
- Regra de emancipação: beneficiário que tem aumento na renda.
Vale-gás de 100%
Outro programa que terá mudança em agosto é o Auxílio Gás, que passa de 50% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos para 100% desse patamar. O benefício atende os seguintes públicos:
- Família com inscrição CadÚnico, com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa;
- Família que tem algum membro familiar inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Auxílio Caminhoneiro
O voucher de R$ 1 mil para caminhoneiros autônomos será pago a profissionais com cadastro no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas em 31 de maio de 2022. A seleção será feita de forma automática, com base nesses dados.
Auxílio para taxistas
O novo auxílio vai beneficiar taxistas que possuem Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará para a prestação do serviço, com cadastro nas prefeituras até o dia 31 de maio de 2022. Os aprovados também serão selecionados automaticamente pelo governo, sem necessidade de inscrição.