Nesta semana, a Receita Federal pagou o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2022. A boa notícia é que o valor vem corrigido em 1% por conta da variação da Taxa Selic.
Veja também: Taxa Selic em alta: descubra onde vale a pena investir
Se você recebeu e ainda não sabe o que fazer com a restituição, temos algumas dicas para você.
O que fazer com a restituição do Imposto de Renda?
A primeira dica e talvez a mais óbvia é usar o valor a mais para quitar dívidas e ter um alívio neste momento.
No entanto, atualmente também vale a pena colocar o dinheiro para render em fundos de investimentos. De modo direto, evite deixar a quantia presa à poupança, já que ela está rendendo menos do que a inflação.
Se você quiser gastar, também não há nenhum problema nisso. Especialistas dizem que nem todo gasto de dinheiro é ruim. Muitos podem trazer mais felicidade para a rotina e ainda ajudarem a poupar em outros aspectos da vida.
Como funciona a restituição?
Em 2022, a receita fará a restituição do imposto por meio da plataforma de pagamentos Pix. Portanto, o dinheiro devido a cada contribuinte cairá diretamente na conta informada no mesmo dia em que está previsto, segundo o cronograma oficial.
No entanto, para receber o dinheiro utilizando o Pix, é preciso que a chave cadastrada pelo correntista seja o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, chaves que utilizam apenas o e-mail ou número de telefone não serão aceitas. Nestes casos, a Receita fará o depósito comum em conta como era feito até então.
Os cidadãos que desejam receber a restituição do imposto por Pix precisam fazer essa opção no momento em que estão enviando a declaração do IR. Assim, a receita fará o pagamento diretamente para a chave cadastrada com o número do CPF.
Cronograma 2022
Abaixo estão as datas em que serão pagos todos os lotes de restituição do Imposto de Renda 2022. O pagamento será feito por Pix nas contas bancárias cadastradas por cada contribuinte.
Confira as datas divididas por lotes de restituição:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 30 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Vale lembrar que o primeiro grupo a receber a restituição do imposto é formado por idosos, portadores de deficiência física ou mental e as pessoas que têm magistério como principal função. Depois, os pagamentos serão classificados por ordem de envio da declaração: quem enviou antes, recebe primeiro.