A classe caminhoneira vem reivindicando melhores condições de trabalho há algum tempo. Os protestos mais recentes estão voltados para o preço do diesel que está a cada dia ficando mais insustentável. Quando todo o alarde começou, os números eram consideravelmente mais baixos do que estão hoje.
Veja também: Atenção! Governo avalia pagar auxílio de R$ 1 mil para taxistas
Mesmo com os protestos, o preço nunca deixou de ser reajustado para cima. De toda forma, para tentar amparar esse grupo e também acalmar os ânimos de todos, o governo incluiu na famosa PEC dos benefícios um novo auxílio para ajudá-los com o abastecimento mensal.
O auxílio em questão no valor de mil reais já havia sido anunciado, então muitos passaram a ficar muito ansiosos com as previsões. A boa notícia é que foi anunciado que ele será pago ainda na primeira quinzena do mês.
Porém o que parece que realmente mais agradou aos caminhoneiros foi o fato de que, assim como se dará com o auxílio para os taxistas, o primeiro pagamento deles será duplo!
Por quê? O governo gostaria de realizar mais pagamentos aos caminhoneiros, mas como o benefício tem o seu fim decretado para dezembro, é impossível fazer mais do que isso, então a solução encontrada foi começar o mês de agosto com um pagamento duplo.
O dinheiro vai contar com duas cotas. Uma é referente a agosto mesmo, mas a outra é como um pagamento atrasado de julho. O fato do benefício ser repassado logo na primeira quinzena também deixou muita gente empolgada.
Vale lembrar que o governo já começou a trabalhar no pagamento do benefício por meio dos repasses de informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o Ministério da Infraestrutura.
Os motoristas de caminhão ainda vão ter a chance de receber o benefício ainda mais rápido que os taxistas! Enquanto eles vão receber no dia 16, os caminhoneiros já vão poder pegar o dinheiro no dia 8.
O benefício foi chamado de BEm-Caminhoneiro e ele vai ajudar a todos os transportadores de carga que são autônomos, desde que estejam devidamente registrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
Para estar elegível a receber esses valores, a pessoa tem que ter sido inscrita no órgão citado até no máximo o dia 31 de maio desse ano. Além disso, também deve estar com a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia.
O governo já deixou claro também que o pagamento será feito de forma individual com o motorista como referência, ou seja, é um benefício para o motorista.
Isso é algo muito importante e que deve ser esclarecido, pois algumas pessoas acreditaram que os valores seriam pagos por cada veículo que o motorista dirige. Sendo assim, se ele tem três caminhões, receberia R$ 3 mil… mas não! Acabou sendo decidido que o dinheiro seria pago por indivíduo.