scorecardresearch ghost pixel



Agosto promete: auxílio EM DOBRO vai beneficiar 800 mil caminhoneiros e taxistas

Auxílio entra para equilibrar a balança entre os trabalhadores e o aumento no preço dos combustíveis.



Uma nova PEC foi aprovada no último mês no Congresso Nacional e promoveu a criação de auxílios e benefícios sociais ainda que estejamos em um ano de eleições. A medida se tornou necessária principalmente por causa dos impactos que o aumento no preço dos combustíveis teve no bolso do brasileiro.

Veja também: Auxílio Brasil de R$ 600 e PIX Caminhoneiro de R$ 1 mil são APROVADOS

A verdade é que ainda estamos presos em uma situação completamente atípica, especialmente em decorrência da pandemia da COVID-19, pois ainda que 2022 esteja sendo um ano mais brando que os anteriores, nós ainda precisamos conviver com os efeitos desse período difícil. Principalmente na economia do país.

O cenário atual é muito instável, principalmente se levarmos em consideração a guerra acontecendo no leste europeu há cinco meses e a inflação que está afetando o comercio no mundo todo por causa da pausa na produção.

Com todo esse contexto, é fácil notar que quem mais sente os impactos é o povo. Dessa forma, parece justo que o governo crie benefícios, mesmo em ano eleitoral, para ajudar os grupos da população que são mais afetados.

Sendo assim, é até recomendável que os governantes estudem maneiras de proporcionar um auxilio financeiro que alivie o dia a dia de muitos brasileiros. Foi exatamente isso que aconteceu recentemente.

Os beneficiados

Os grupos que vão receber o auxílio da vez são os caminhoneiros e taxistas, pois assumem funções extremamente fundamentais para o funcionamento do país. Além disso, o setor dos transportes é o que mais foi afetado.

Os problemas foram se intensificando desde o surgimento da necessidade de fazer uma pausa em todas as operações por causa do lockdown. Sendo assim, somente serviços de extrema importância continuaram sendo oferecidos. Os taxistas não faziam parte do grupo de trabalhadores que puderam seguir com as suas atividades, por exemplo.

Assim como eles, grande parte caminhoneiros também foram afetados pela suspensão das atividades. O retorno após o “afrouxamento das regras de isolamento” não foi suficiente. O pior ainda estava por vir.

Com a retomada lenta das atividades, havia mais trabalho e atividades, porém uma recessão mundial se instaurou com números alarmantes de quedas no PIB do mundo todo. A inflação ficou em alta e uma grande desvalorização do real perante o dólar foi constatada.

Tudo isso fez com que cada vez mais pessoas passassem a precisar da ajuda financeira do Governo Federal.

No cenário de 2022, a inflação e a alta nos preços dos derivados do petróleo são dois dos mais preocupantes problemas que a nação enfrenta, visto que eles afetam diretamente alguns profissionais. Os que mais sentem o peso disso com base diária no bolso são os caminhoneiros e taxistas, pois trabalham utilizando combustíveis.

Sendo assim, essas pessoas tiveram uma parte significativa do seu lucro ceifado pelo aumento dos preços do diesel, por exemplo. As medidas do governo entram justamente para equilibrar um pouco mais essa balança.

Os pagamentos

Para os caminhoneiros, o benefício será de mil reais. De acordo com a ANTT, serão contemplados mais de 800 mil profissionais. Estima-se que 400 mil taxistas também serão ajudados, porém os valores ainda não foram definidos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário