scorecardresearch ghost pixel



Pela primeira em 20 anos, euro alcança paridade com dólar

Possível crise de energia que pode fazer a Europa cair em recessão é uma das principais causas da desvalorização da moeda. Entenda.



Segundo dados da Bloomberg, pela primeira vez desde de 2002, o euro alcançou paridade com o dólar nesta terça-feira, 12. O fato curioso é que isso nunca havia acontecido por duas décadas, desde que a moeda única europeia entrou em circulação.

Leia mais: Ganhe bônus no PayPal de até 100 dólares convidando amigos

A situação que levou à de desvalorização da moeda europeia diante do norte-americana se dá devido as preocupações de uma possível crise de energia que pode fazer a Europa cair em recessão. Em contrapartida, a moeda dos Estados Unidos, após os aumentos das taxas de juro pelo FED (Banco Central dos EUA) de forma abrupta, segue valorizando.

Crise energética na Europa

Segundo operadores do mercado, existe a previsão de uma grande crise energética na União Europeia. O motivo: a interrupção do fluxo de gás russo que é recebido pelo gasoduto Nord Stream 1. Atualmente, ele se encontra em manutenção.

Diante desse cenário, o dólar acaba ganhando vantagem por parte dos investidores, que privilegiam a moeda norte-americana. Para se ter uma ideia, houve negociações de um dólar por euro nesta terça, 12, sendo esta a maior queda  na cotação da moeda europeia em 20 anos.

Recessão europeia x Retomada norte-americana

Para os planos do Banco Central Europeu, um cenário de recessão pode atrapalhar a guinada na economia, principalmente se a instituição decidir colocar um fim à política de juros baixos e voltar a subir a taxa para combater a inflação, que só tem piorado a situação.

No lado oposto, o FED ganha margem de manobra para continuar subindo as taxas de juros, tendo em vista que a economia dos EUA apresenta retomada neste momento, principalmente após o aumento no anúncio de novas vagas de emprego em todo o país no mês de junho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário