scorecardresearch ghost pixel



Por que você deve evitar aparelho de secar as mãos de shopping

Um vídeo do Tik Tok viralizou após mostrar que aparelhos de secar as mãos de shopping são verdadeiros disseminadores de bactérias.



Provavelmente você já deve ter usado um daqueles secadores automáticos para as mãos encontrados nos shoppings, supermercados e nos aeroportos. Mas saiba que eles podem deixar as suas mãos até mais sujas e contaminadas do que estavam antes.

Veja também: Evite que a esponja de pia se torne um antro de bactérias

Apesar de o propósito ser nobre por economizar papel, assim contribuir para o meio ambiente, esses secadores representam um verdadeiro perigo à saúde. Recentemente um vídeo postado pelo perfil PhoneSoap (especializado em ciência) viralizou no TikTok após mostrar o que acontece quando usa-se aparelhos de secar as mãos.

O vídeo em questão, mostra o tiktoker testando secadores de mãos em diversos lugares e de diferentes marcas. Em um dos testes, mostra um indivíduo fazendo movimentos circulares, de cima para baixo, depois de estar com as mãos secas. Em outro teste, as amostras foram retiradas pela passagem do ar, ou seja, não se fez nenhum movimento.

Quais foram os resultados dos testes?

Durante três dias as culturas de bactérias ficaram em um ambiente em observação. Houve maior proliferação de bactérias nas amostras que foram coletadas pelo jato de ar. Já nas que foram coletadas apenas por movimentos circulares, não foram visualizadas bactérias a olho nu.

De acordo com a infectologista Ana Helena Germoglio, esse tipo de secador espalha as bactérias nas mãos e no ambiente, representando ser muito pior em níveis de proliferação do que as toalhas de papel.

Em outra pesquisa publicada na revista Live Science, destaca que os secadores de mão de ar quente ajudam a disseminar bactérias potencialmente perigosas. Além do mais, na parte interna dos secadores acumulam-se micróbios que ajudam as bactérias a se espalharem pelo ar.

De acordo com um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, as bactérias presentes nos ambientes do banheiro têm sua origem a partir das fezes que são lançadas ao ar quando são feitas as descargas, principalmente nos sanitários sem tampa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário