A banda larga e fibra óptica são as redes mais usadas pelos brasileiros, devido a sua acessibilidade. Em geral, o serviço está ligado a pacotes de canais por assinatura, contemplando tv à cabo. Aproximando-se do cenário internacional, o Brasil resolveu atualizar o sinal, impactando positivamente na variedade de opções de internet em diversos municípios.
Veja também: Com o 5G, muitos brasileiros terão de pagar para trocar parabólica; veja por quê
Enquanto o 4G processa 100 Mbps, o 5G tem capacidade de 10 Gps com 400 vezes mais velocidade. Do home office a atividades digitais da rotina, muitos têm a ganhar com essa tecnologia. A regulação promovida pela Anatel recentemente, chegou a ser recebida com muito entusiasmo pelas empresas e interessados na revolução digital.
Afinal, quem pode se beneficiar com a chegada da tecnologia 5G no Brasil?
O uso doméstico por modem ainda continua sendo vantajoso, para quem realiza apenas tarefas simples online. No entanto, a indústria e casas que usam objetos inteligentes, podem aproveitar os benefícios, ao potencializar a atualização de dados em tempo real. Aqueles que trabalham com games e chamadas ao vivo usufruem conseguem usufruir de excelente estabilidade.
Em locais remotos o grande diferencial é que o 5G não requer muito tempo de instalação, visto que funciona ‘’sem fios’’. Diversas marcas já disponibilizaram no mercado, aparelhos móveis a partir de R$ 2 mil, com a compatibilidade de 5º geração de internet sem fio, que promete revolucionar o cenário tecnológico e econômico de todos os países preparados para o futuro.