scorecardresearch ghost pixel



Receita paga nesta sexta o 3º lote de restituição do IR; veja se você recebe

O pagamento do 3º lote do IR deve contemplar mais de 5 milhões de contribuintes. Restam mais dois pagamentos, segundo a Receita Federal.



A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) o 3º lote de restituição do Imposto de Renda (IR). O dinheiro é depositado automaticamente na conta indicada pelo contribuinte durante a declaração. Mais de 5 milhões de pessoas serão contempladas.

Leia mais: RG Digital no celular: veja se o seu estado já oferece o serviço

Os valores somados chegam a R$ 6,3 bilhões. Além dos contribuintes que fizeram a declaração do ano-base 2021, o lote paga também as restituições residuais de anos anteriores. Segundo a Receita, é a inclusão dos contribuintes que caíram na malha fina em declarações passadas e acertaram as contas com o leão.

3º lote do IR

Neste ano a restituição foi dividida em cinco lotes. Depois de atender os contribuintes prioritários, agora é a vez daqueles que entregaram a declaração primeiro, até o dia 3 de maio.

Quem está em dúvida se recebe no 3º lote do IR pode fazer a consulta pelo aplicativo ou site da Receita Federal. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida vá na opção “Consultar a restituição”.  A consulta é gratuita.

O sistema indica se a pessoa está ou não na fila de restituição. Por meio da consulta o contribuinte confere também se existem pendências que impedem o pagamento da restituição. Se houver alguma mensagem indicativa é sinal de que a pessoa caiu na malha fina e tem que resolver o problema o quanto antes.

Se estiver tudo certo, o contribuinte deve receber o valor da restituição do Imposto de Renda até o final do calendário oficial da Receita Federal. Caso isso não aconteça, o dinheiro fica disponível para resgate em até 1 ano pelo Banco do Brasil. Será preciso reagendar o recebimento dos valores pelos canais de atendimento do banco.

Confira abaixo as próximas datas de pagamento da restituição:

  • 31 de agosto;
  • 30 de setembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário