Viver em sociedade exige inteligência emocional, pois só assim será possível conviver com pessoas diferentes de você. Entender que nem tudo acontece como se quer é fundamental para uma vida cheia de bem-estar.
Veja também: Como superar as emoções e manter uma conversa consciente?
Por isso, confira alguns indícios que mostram uma pessoa que precisa melhorar a sua inteligência emocional:
1 – Nunca faz uma autocrítica construtiva
Não tem forma melhor de aprimorar a inteligência emocional do que se conhecer em profundidade. Para isso, no entanto, é preciso que a pessoa esteja disposta a tecer autocríticas e aprimorar os pontos negativos que estão atrelados à sua personalidade.
O autoconhecimento é uma fase necessária para qualquer pessoa que deseja evoluir enquanto parte de uma sociedade organizada e positiva.
2 – Dificuldade em se expressar
A expressão não é apenas uma forma necessária para que duas ou mais pessoas se comuniquem, ela é necessária para aliviar o estresse e as preocupações. Abrir o seu coração pode ajudar a superar traumas e momentos difíceis da vida.
Por isso, se você quer adquirir mais inteligência emocional, é preciso trabalhar a capacidade de comunicação com o meio à sua volta.
3 – Trabalho em equipe é um sofrimento
Outro indício de que sua inteligência emocional precisa ser melhorada é a dificuldade em trabalhar em equipe. Empatia, resiliência e humildade são atributos necessários para qualquer pessoa que viva em meio social e precise da ajuda dos outros, ou seja, é essencial para todo mundo.
4 – Baixa inteligência emocional aumenta a desistência
Uma frase famosa que fala sobre a vida diz o seguinte: “viver não se trata de quanto você aguenta bater, mas sim de quanto você aguenta apanhar”. Embora seja um exemplo que soe violento, a verdade é que as conquistas que realmente importam sempre são oriundas de muitas superações. Pessoas que desistem fácil costumam ter baixa inteligência emocional.
5 – Empatia é uma palavra sem sentido?
Quando você não consegue se colocar no lugar do outro, algo está errado. Você precisa trabalhar sua inteligência emocional a fim de ampliar a empatia e ter uma consciência mais dinâmica.