O 5G finalmente foi lançado em território brasileiro e deve trazer diversas inovações no mundo da tecnologia. No entanto, engana-se quem imagina que a nova banda de conexão 5G será exclusiva para os celulares. A telefonia móvel é apenas uma das áreas que sofrerá os impactos da mudança.
Veja também: App ajuda pessoas que não têm a senha do Wi-Fi a ter acesso à internet
Dispositivos que aceitarão a conexão 5G
Além dos smartphones, a conexão 5G também a afetará a indústria de produtos como:
- Óculos de realidade aumentada;
- Relógios inteligentes, ou smartwatches;
- Tablets;
- Computadores e notebooks;
- Assistentes virtuais e digitais (dispositivos);
- Aparelhos de som inteligentes;
- TV digital (sinal e aparelho); além de vários outros.
Na prática, a lista de objetos que podem ganhar novidades com a conexão 5G não para de crescer. Isso acontece porque a novidade vai turbinar todo o mercado tecnológico e possibilitar funções até então nunca testadas na prática cotidiana dos consumidores.
Conexão 5G vai possibilitar novos dispositivos e funções
Se você acha um máximo poder assistir a filmes e séries na palma da sua mão, saiba que em breve poderá fazer muito mais. A qualidade aceitável de streaming para celular foi algo que surgiu com a tecnologia 3G, ou seja, há quase 1 década.
A transmissão de dados será tão rápida que qualquer aparelho ultra simples poderá fazer as mesmas coisas que um celular avançado faz hoje em dia. Além disso, o armazenamento de informações em nuvem deve ser aprimorado. Seria como se você pudesse experimentar uma realidade aumentada através de óculos sem fio e sem conexão com qualquer outro dispositivo.
As informações serão transmitidas quase que instantaneamente. Novos aparelhos foram criados e inúmeras funções acabaram sendo implementadas. No entanto, os especialistas acreditam que ainda é cedo para deduzir o que pode nascer a partir da conexão 5G em escala mundial.
No Brasil, o 5G foi lançado para a cidade de Brasília, mas deve se propagar por todas as outras cidades nas próximas semanas.