As multas por excesso de velocidade estão, certamente, entre as mais comuns de todas as que são aplicadas. Seja dentro da cidade ou em rodovia, os radares não descansam e flagram os motoristas que ultrapassam os limites de cada via. A boa notícia é que dá para ativar o velocímetro do Waze e conseguir evitar as multas dessa maneira.
Veja também: 4 itens que fazem bastante falta no carro do motorista brasileiro
Vale destacar que o aplicativo não serve apenas para que você evite gastos com infrações e com pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida também ajuda a manter a segurança de todos os ocupantes de dentro do veículo, já que respeitar os limites de velocidade garante mais tranquilidade na direção.
Como ativar o velocímetro do Waze e evitar as multas; passo a passo:
1 – A primeira coisa a se fazer é abrir o Waze (ou instalá-lo se ainda não o tem) e clicar no botão Meu Waze. Ele fica no canto esquerdo inferior da sua tela;
2 – Acesse o ícone da engrenagem (configurações) dentro do menu que vai aparecer;
3 – Na sequência, basta tocar no velocímetro do Waze;
4 – Acesse a área do limite de velocidade;
5 – Pronto! Seu aplicativo emitirá um alerta sonoro quando você passar do limite de velocidade que foi estabelecido. Assim dá para evitar as multas e dirigir com bem mais cautela, dentro da lei.
Lembre-se que a multa por excesso de velocidade é progressiva e se torna mais pesada e mais grave dependendo de quantos km/h você passou na hora da aferição. Ao atingir os limites de pontuação da sua CNH, o direito de dirigir é suspenso e isso pode levar você a enfrentar uma série de transtornos.
Respeite os limites de velocidade, mas conte com a ajuda da tecnologia para isso. O velocímetro do Waze é uma boa forma de se manter dentro das regras. Além de tudo, o recurso é bastante prático e simples de ser utilizado.