Um país sul-americano está dando o que falar após proibir a venda de smartphones e outros produtos da Apple. Não é possível adquirir os modelos de iPhone 12, iPhone 13, como também do iPad Pro 5G na Colômbia. O motivo para essa decisão tem a ver com uma infração de patentes pela empresa da maçã.
Leia mais: iPhone: funcionalidades que devem ser atividades para minimizar danos por roubo
A suspensão da venda de produtos da Apple veio após a empresa sueca de tecnologia Ericsson mover um processo contra a companhia americana, alegando que ela infringiu suas patentes 5G sem ter arcado com o pagamento das respectivas licenças necessárias.
A derrota da Apple nos tribunais ocasionou na suspensão da venda de itens mais recentes da empresa, mais precisamente aqueles que oferecem conectividade com a internet de quinta geração.
E para garantir o cumprimento da lei, lojas parceiras, varejistas, plataformas de comércio eletrônico e proprietários de plataformas de mídias sociais também deverão suspender a comercialização desses produtos.
Perda de receita na Colômbia
Segundo o portal 9to5Mac – especializado em notícias da Apple – a perda de receita estimada para o país sul-americano não preocupa a gigante norte-americana. Isso porque a a Colômbia é um mercado pequeno quando o assunto são vendas de iPhone e iPad, sobretudo em comparação aos maiores mercados da empresa, como os Estados Unidos e a China.
O fato curioso é que, durante o julgamento de todo o caso, a Apple nunca chegou a negar que tenha infringido as patentes da Ericsson. Nesse sentido, se a empresa sueca decidir continuar com esses processos em outros países, à companhia americana restarão poucas chances de contragolpe.