Você não vai acreditar nessa ilusão de ótica: eles são da mesma cor

Você vai cansar de olhar para esta imagem e ainda assim não vai acreditar que tanto os gatos quanto os cachorros possuem a mesma cor. Porém é verdade, eles são iguais.



Os desafios de ilusão de ótica estão em alta na internet, mas sempre foram objetos de grande surpresa. Algumas ilusões confundem tanto o cérebro que é difícil acreditar na realidade que elas escondem.

Veja também: Só 1% consegue resolver esse teste de ilusão de ótica! Descubra se você é capaz

Este é justamente o caso da imagem apresentada aqui. Você não vai acreditar, mas tanto os cachorros quanto os gatos presentes na ilustração são preenchidos com a mesma cor. O que acontece é que o efeito gerado pelas listras faz com que sua interpretação seja diferente.

Ilusão de ótica deixa os usuários em dúvida, mas é real

A arte é uma criação do design David Novick, especializado em criar conceitos para enganar a mente. Por mais que você acredite que o cachorro seja rosa e que o gato seja roxo (um pouco azulado), a verdade é que ambos possuem uma coloração que está entre esses dois tons. Porém, as duas cores são iguais.

O efeito de assimilação de cores é provocado pelas listras que compõem o arquivo. O cérebro humano encontra padrões visuais e estabelece uma “verdade” com base no que ele enxerga. No entanto, a realidade não é a que você percebe, mas sim a interpretação difusa gerada pelo efeito da assimilação.

Por que isso acontece com a ilusão de ótica?

A ciência já cansou de apontar vários tipos de “falhas” da mente humana na interpretação das coisas. Uma delas está exemplificada na imagem de ilusão de ótica proposta aqui.

Siga seu olhar pelas linhas e você vai perceber que elas mudam de cor quando sobrepõem os cães e os gatos. Essa troca de tonalidade faz com que você enxergue um animal rosa e o outro roxo. Para conseguir ver a realidade seria necessário apagar todas as linhas. Assim, não restariam dúvidas de que as cores dos dois elementos se confundem e são idênticas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário