scorecardresearch ghost pixel



Alemanha precisa urgentemente DESSES profissionais; veja quais

Sonha em trabalhar na Europa? A procura por profissionais tem feito a Alemanha apostar mais na imigração. Vários setores do país estão carentes de mão de obra. Saiba quais são as oportunidades.



O governo da Alemanha tem incentivado a imigração de trabalhadores de algumas áreas que estão carentes de profissionais. A medida tomada é justamente para evitar que a falta de mão de obra qualificada prejudique os negócios do país. Confira quais são os profissionais mais desejados do momento.

Leia mais: Viajar DE GRAÇA pela Europa? Veja essa promoção da CVC

Não é de hoje que a escassez de trabalhadores de determinadas áreas é noticiada pelo país. Em 2019, por exemplo, o ministro da Saúde da Alemanha foi ao México em busca de profissionais de saúde, mais precisamente de enfermeiros.

Imigração de profissionais

Um levantamento feito pela Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio (DIHT) mostrou que 56% das empresas alemãs sofrem com a falta de pessoas aptas para trabalhar, portanto agora estão constantemente incentivando a imigração de mais profissionais para evitar maiores prejuízos.

Foram contabilizadas mais de 1,7 milhão de vagas abertas na Alemanha. As oportunidades são em quase 150 setores diferentes, porém há a possibilidade de risco e urgência em pelo menos 122 deles.

Com a mão de obra local, à procura por trabalhadores da construção, por exemplo, pode demorar até seis meses. Em outros setores, a busca leva ainda mais tempo. É possível chegar a até oito meses.

Até 2035, a previsão é de que a falta de profissionais deve chegar a 7 milhões. Entre os trabalhadores procurados estão serralheiros, motoristas e pessoas de diferentes áreas do conhecimento.

A principal dificuldade enfrentada no país é que, por ano, a Alemanha perde cerca de 350 mil trabalhadores que conquistam a aposentadoria. Somados aos outros fatores, uma média de 1,7 milhão de novos postos de emprego surge a cada 12 meses.

Em anos anteriores, a Alemanha tinha mais facilidade em conseguir trabalhadores de outros países da União Europeia. Era uma forma de compensar a falta de profissionais. Contudo isso deixou de acontecer, já que as rendas em outros países da UE começaram a se equiparar.

Para amenizar a dificuldade atual, algumas empresas da Alemanha estão contratando novos funcionários sem conhecimento na área, pois passarão a apostar em treinamentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário