scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a lidar com pessoas difíceis com estas dicas de inteligência emocional

Muitas pessoas difíceis não são evitáveis. Isso quer dizer que um colega de trabalho ou parente pode ser algo de convívio conturbado; aprenda algumas dicas para melhorar.



Pessoas difíceis costumam ser aquelas que provocam sentimentos revoltantes dentro de nós. Isso quer dizer que a maneira como elas pensam e agem são sempre agressivas ou até destrutivas. O problema é que elas podem ser mais próximas do que você gostaria.

Veja também: 3 atitudes comuns que tornam as pessoas mais felizes

Nessas horas é importante saber como agir para lidar da melhor maneira possível com esses indivíduos.

Como lidar com pessoas difíceis na sua vida

1 – Seja compreensivo com a pessoa

Nem sempre é fácil compreender os outros, principalmente quando são pessoas difíceis de lidar no dia a dia. Para isso, é importante manter uma certa distância saudável, a fim de arejar sua cabeça. Contudo, vale a pena prestar atenção nos atos e nos próprios sentimentos direcionados para aquele indivíduo.


Reflita o que faz encarar a pessoa como inconveniente e tente se colocar no lugar dela por alguns minutos. O exercício de empatia pode te ajudar a se tornar mais compreensivo do que imagina.

2 – Respeite seus limites e seus espaços

Como mencionado anteriormente, é importante manter uma distância saudável das pessoas difíceis. Afinal de contas, não é fácil pensar diferente em um meio conturbado ou que causa perturbações na sua mente. Por isso, para lidar da melhor forma com cada situação, você precisa entender e respeitar os seus limites.

Mantenha o espaço saudável com a distância sem ignorar, desprezar ou machucar o outro. Lembre-se que nem tudo o que a outra pessoa sente é uma consequência do que você faz. Cada um possui uma determinada maneira de interpretar o mundo e as relações.

3 – Comunicação sem violência é o caminho

Sempre busque esclarecer os conflitos através do diálogo e nunca parta para a violência. Pessoas difíceis podem até provocar raiva dentro de você, mas é preciso saber como controlá-la para não perder a razão e acabar fazendo alguma besteira.

Um diálogo franco e bem colocado sempre ajuda a resolver qualquer problema na vida, principalmente aqueles que se complicam entre as relações interpessoais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário