Atenção, aposentados! ESTE será o valor do 14° salário do INSS

É um segurado do INSS? Veja se você terá direito ao décimo quarto salário que pode estar vindo por aí. Confira também como será realizado o cálculo de pagamento.



Já faz um tempo que os aposentados e pensionistas estão mais ligados do que nunca na política do governo, se informando sobre cada passo e discussão, pois estão ansiosos para chegar a alguma conclusão sobre o que pode acontecer com a possibilidade de um pagamento do tão falado décimo quarto salário.

Veja também: Data do 14º salário do INSS SAIU? O que os aposentados podem esperar agora

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já paga o valor de um salário mínimo como décimo terceiro para os seus segurados, ou seja, assim como os trabalhadores atualmente recebem. No entanto essa quantia extra é uma questão que vem sendo discutida há muito tempo. As pessoas estão criando esperanças à toa?

A ideia é que essas pessoas, especialmente por causa da situação difícil que tem sido vista país, merecem um dinheiro a mais para pagar contas e investir em projeto. De modo geral, a proposta pode até mesmo ajudar a fomentar o mercado brasileiro que está precisando e muito.

O projeto para o pagamento desse benefício já existe e atualmente tem avançado na Câmara dos Deputados. Isso faz com que mais gente se anime e realmente acredite que dessa vez ela possa mesmo ser implementada. Caso o repasse realmente venha a ser permitido por lei, ele será sempre de um salário base. No atual momento, a quantia seria de R$ 1.212. Esse é o piso do benefício, então logo também seria o máximo pago para um décimo quarto.

No que diz respeito ao seu teto, alertamos que é impossível que ele chegue ao mesmo da aposentadoria, que é de R$ 7.087,22. Como dito antes, o objetivo do repasse é ajudar aqueles que estão mais financeiramente comprometidos, logo o máximo a ser pago será o dobro do mínimo.

Quais as chances de o benefício ser pago ainda em 2022?

A grande questão que está na mente de todos é: quando os valores serão pago? Já avisamos que pergunta tem uma resposta complexa, mas o que podemos adiantar com toda certeza é que não será neste ano. Infelizmente é muito difícil imaginar que um novo benefício seja aprovado nos próximos meses, principalmente visto que o orçamento já foi estourado.

Dessa forma, não só o décimo quarto salário terá que esperar, como alguns outros projetos que estão sendo muito aguardados também. O pagamento do PIS/Pasep extra referente ao ano de 2019 é um deles. Para o ano de 2023, há realmente grandes chances de esse benefício acabar saindo, visto que até então parece haver uma boa vontade das pessoas envolvidas em sua aprovação.

Como o benefício seria oferecido apenas para os beneficiários do INSS, o número de cidadãos contemplados seria limitado. Com isso, seria mesmo possível pagar todos sem fazer comprometer tanto as finanças para o ano em questão. O fato é que estamos em ano de eleição, logo isso faz com que os pensamentos para 2023 sejam um pouco mais instáveis, uma vez que esse tipo de projeto precisa passar por quem quer que seja o presidente da vez.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário