Sabemos que as pessoas que são beneficiárias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), isto é, os aposentados e pensionistas de todos os tipos, recebem do programa valores que são diferentes. A diferença nos números das quantias pagas tem ligação com o quanto o indivíduo trabalhou, recebeu e contribuiu ao longo de sua vida.
Veja também: É oficial: INSS divulga calendário de parcela única do 13º SALÁRIO
Sendo assim, é fácil encontrar cidadãos que recebem menos, a média e os que têm acesso a muito mais, porém sempre respeitando o teto dos pagamentos.
Embora receber o valor máximo seja difícil, há um número considerável de pessoas que foram beneficiadas com o limite do que o instituto pode repassar. Apesar de parecer muito para algumas famílias, não é comum ver esse pessoal na expectativa de ver o atual piso aumentar.
Isso não é possível de outra forma que não o salário mínimo sofrendo uma alteração. Assim como a remuneração básica, os valores repassados pelo INSS precisam passar por mudanças para fugir da inflação, pois assim os beneficiários não perdem tanto poder de compra. Visto que o instituto também usa do salário base para trabalhar sobre o piso, sempre que um aumenta… o outro também precisa aumentar.
Previsões para 2023
Há algumas previsões para o próximo valor referente à remuneração do ano que vem, contudo esse é ponto difícil de prever, especialmente com algum nível de exatidão. Por lei, o valor total deve sempre estar acima da inflação. Nesse momento, nós até temos à disposição um cálculo para saber o quanto deve subir, mas o fato é que é muito possível que os números mude de acordo com as oscilações até janeiro.
Estamos usando janeiro como referência, pois é o mês limite para que o governo possa afirmar com certeza qual será o valor da remuneração básica pelo resto do ano. Sendo assim, quem está curioso sobre quanto passará a receber terá que esperar por mais algum tempo.
Mas voltando ao assunto, nós queremos dizer que os beneficiários podem ficar tranquilos, visto que o aumento será para todos! Todos os benefícios são reajustados, mas respeitando quanto cada um já ganha. A má notícia é que, como dito antes, essa alteração tem como objetivo combater essa inflação que vem causando problemas Brasil afora.
Isso significa que mesmo aumentando o valor do benefício, o segurado não verá mudança alguma em seu poder de compra. A estratégia tomada é para garantir que ele não caia. De toda forma, o que importa no momento é que esse aumento é uma realidade e chegará de forma gradativa para todos.
Não haverá qualquer diferença para quem está aposentado, afastado ou em outra modalidade. Vale lembrar que atualmente o teto do INSS é de R$ 7.087,22, porém há discussões que apontam que ele pode chegar a R$ 7.612,35 em 2023.