O Ministério do Trabalho e Previdência liberou as duas primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro no dia 9 de agosto. Apenas cerca de 20% dos profissionais aptos a receber o benefício tiveram acesso a ele, já que o restante não tinha registro de operação de transporte.
Leia mais: Novo valor do PIS/PASEP para 2023 surpreende e você precisa saber
Por isso, a pasta abriu na última segunda-feira, 15, os cadastros para que os caminheiros enviem a autodeclaração e possam receber as parcelas. O prazo vai até 29 de agosto, no Portal Emprega Brasil e no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Quem já preencheu o documento só precisa aguardar o depósito das parcelas. “O prazo é até dia 29 de agosto. A partir disso, para receber as próximas parcelas do benefício não será preciso preencher novamente”, informou o Ministério do Trabalho.
Calendário do Auxílio Caminhoneiro
Aqueles que regularizar a situação terão acesso às cotas retroativas no dia 6 de setembro. O benefício é de R$ 1 mil por mês, mas em agosto cerca de 190 mil transportadores puderam sacar R$ 2 mil devido ao retroativo de julho.
A partir do primeiro pagamento, o calendário segue o mesmo para quem já foi aprovado e quem se regularizou agora. Confira as datas:
- 1ª e 2ª parcelas: 9 de agosto (pagas);
- 1ª e 2ª parcelas: 6 de setembro (para os aprovados na segunda etapa);
- 3ª parcela: 24 de setembro;
- 4ª parcela: 22 de outubro;
- 5ª parcela: 26 de novembro;
- 6ª parcela: 17 de dezembro.
Quem encaminhar a autodeclaração após o prazo estabelecido terá direito aos próximos pagamentos, mas não poderá receber os retroativos do auxílio.