Os caminhoneiro autônomos já receberam a primeira rodada do auxílio para a categoria, e nos próximos dias é a vez dos taxistas terem acesso ao benefício. Ambos os benefícios foram criados por uma emenda constitucional do governo que libera recursos para programas sociais.
Leia mais: Bolsonaro bate o martelo e salário mínimo é de R$ 1.294 no Orçamento 2023
A parcela do auxílio, oficialmente batizado de BEm-Taxista, será de R$ 1 mil mensais até dezembro deste ano. Os profissionais receberão duas cotas de uma só vez neste mês, uma vez que o retroativo de julho também será depositado.
O governo publicou um documento com a regulamentação do benefício no Diário Oficial da União, contendo detalhes como valores, calendário de pagamento e forma de liberação. Afinal, como o auxílio-taxista será pago?
Pagamento do benefício
Os repasses serão feitos aos profissionais por meio da conta poupança digital do aplicativo Caixa Tem. A ferramenta tem uma série de funções para pagamento de contas e boletos, transferências vi Pix, recarga de celular, compras com cartão virtual e até saque em espécie.
Para movimentar o dinheiro, basta fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS, e criar uma nova conta.
O Caixa Tem foi criado durante a pandemia para viabilizar o pagamento do Auxílio Emergencial, mas hoje é utilizado nos repasses de uma série de outros benefícios. O Auxílio Brasil e o vale-gás são dois exemplos.
Quem tem direito ao BEm-Taxista?
As seis parcelas serão pagas a motoristas de táxi donos com alvará ou concessão fornecida pelo município de atuação até o dia 31 de maio de 2022. Também é preciso estar com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CPF válidos.
As inscrições são pelas próprias prefeituras e continuam abertas. As duas primeiras parcelas do benefício saem no dia 16 de agosto, e as demais caem na conta mensalmente, até dezembro.