A primeira parcela do auxílio-caminhoneiro já foi depositada para milhares de profissionais de todo o país. O benefício, criado pelo governo federal, terá seis parcelas mensais de R$ 1 mil até dezembro deste ano. Mas será que os aprovados vão receber 13º salário em dezembro?
Leia mais: Auxílio Caminhoneiro não paga todos os motoristas e governo muda prazo
A resposta é não. Não há previsão de pagamento de um abono extra na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que liberou verbas para criação do benefício, o que significa que ele não será pago.
O valor destinado no documento aos transportadores autônomos de carga é suficiente para seis parcelas de R$ 1 mil, sendo uma delas retroativa a julho. O texto tem validade até dezembro e não prevê possibilidade de prorrogação do benefício para 2023.
Auxílio Caminhoneiro
Oficialmente chamado de BEm-Caminhoneiro, o auxílio é um direito trabalhador com cadastro ativo no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) da ANTT (Agência Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas) até 31 de maio de 2022. É obrigatório estar com a CNH e o CPF válidos.
O pagamento em agosto foi realizado no último dia 9 e teve parcelas em dobro, considerando o retroativo de julho. O próximo está previsto para o final de setembro, confira o calendário completo:
- 1ª parcela: 9 de agosto; (paga)
- 2ª parcela: 9 de agosto; (paga)
- 3ª parcela: 24 de setembro;
- 4ª parcela: 22 de outubro;
- 5ª parcela: 26 de novembro;
- 6ª parcela: 17 de dezembro.