scorecardresearch ghost pixel



Branco, preto ou colorido: ilusão de ótica de nível avançado vai confundir sua mente

Uma ilusão de ótica está pregando várias peças na cabeça dos internautas nas redes sociais. O objetivo é descobrir as cores das roupas das meninas; qual é o tom que você vê?



A foto mostra um grupo de garotas orientais reunidas e sorridentes. Algumas pessoas veem apenas roupas pretas, outras enxergam cores brancas, mas há quem diga que elas são coloridas. Afinal de contas, qual é a tonalidade certa nesse desafio de ilusão de ótica que tem um nível de percepção avançado? Descubra aqui o que aconteceu com essa imagem.

Veja também: Você consegue fazer a imagem se mexer neste desafio de ilusão de ótica?

Qual é o segredo dessa ilusão de ótica

Primeiramente, vale destacar que a imagem foi compartilhada por um economista da UTC Economics através de conta no Twitter. O que mais causa espanto é saber que essa foto original está em preto e branco, mas a maior parte das pessoas a enxerga como se ela fosse colorida.


Se você notar, há uma série de linhas perpendiculares e cruzadas que cobrem toda a fotografia. Elas são as responsáveis pelo efeito de ilusão de ótica que você está experimentando. Por conta dessas linhas, o cérebro sofre um engano e acaba caindo em uma armadilha.

A imagem está realmente em preto e branco, mas as cores dessa linha causam a impressão de que ela está colorida. Basta aproximar a imagem e você verá que as linhas tem cores vivas, mas a imagem por traz delas não.

Por que isso acontece?

A ilusão de ótica nada mais é do que uma espécie de pegadinha para o cérebro. As pessoas são capazes de acreditar em uma verdade forjada. É o caso da imagem em questão, onde a mente se atenta para as cores das linhas e interpreta que as roupas são daquelas mesmas cores.

Isso decorre dos padrões estabelecidos pela mente que são treinados a identificar os elementos familiares. É mais fácil para o seu cérebro dar uma resposta ao mundo por meio disso. O problema é que algumas falhas acabam passando despercebidas pela sua maneira de interpretar as coisas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário