scorecardresearch ghost pixel



Brasil tem deflação de 0,68%, menor taxa desde início da série histórica em 1980

Queda pode ser atribuída ao recuo de 15,48% no preço gasolina e de 11,38% em relação ao etanol. Veja o que aumentou e abaixou de preço no país!



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta terça-feira, 9, os novos números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), tido como a inflação oficial do país. A queda foi de 0,68% no mês de julho, registrando uma deflação (inflação negativa).

Leia mais: Urgente: Petrobras volta atrás e confirma redução no preço do DIESEL

Em comparação ao mês de junho, quando houve uma alta de 0,67% no índice, a baixa do último mês passa a ser a primeira depois de 25 meses seguidos de alta nos preços. De acordo com o IBGE, trata-se da menor taxa registrada desde o começo da série histórica, que se iniciou no mês de janeiro de 1980.

Motivos da deflação

Até o momento, a inflação acumulada em 2022 é de 4,77%. Na comparação com os últimos 12 meses, houve uma freada da taxa, que caiu de 11,89% para 10,07%. Mas apesar da interrupção no mês de julho, a inflação anual segue acima dos dois dígitos e bem acima da meta oficial prevista para 2022.

O principal motivo para a deflação de julho pode ser atribuído ao recuo dos preços dos combustíveis e da tarifa de energia após a redução das alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e da queda nos preços praticados nas refinarias da Petrobras.

No caso da gasolina, houve um recuo de 15,48% no preço, enquanto que para o etanol ele foi de 11,38%. Vale lembrar que o peso individual da gasolina sobre o IPCA é maior, o que acabou provocando um impacto mais significativo nos 377 subitens que são considerados no índice.

A respeito do setor de energia residencial, houve uma queda de 5,78% e um recuo de 0,36% no valor aplicado sobre o botijão de gás.

Itens que ficaram mais caros e mais baratos em julho

Do total de 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas dois apresentaram deflação no mês de julho. No geral, os 7 demais, houve alta de preço. O resultado da queda então pode ser atribuído aos grupos Habitação (-1,05%) e Transportes (-4,51%).

Veja a seguir

  • Habitação: -1,05%
  • Transportes: -4,51%
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,49%
  • Despesas pessoais: 1,13%
  • Educação: 0,06%
  • Comunicação: 0,07%
  • Artigos de residência: 0,12%
  • Vestuário: 0,58%
  • Alimentação e bebidas: 1,30%




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário