scorecardresearch ghost pixel



Califórnia vai proibir venda de carros novos movidos a gasolina a partir de 2035

Reduzir a emissão de poluentes é o compromisso assumido por grandes centros mundiais. Entenda o projeto e como ele será implantado.



Até 2035, a Califórnia quer permitir a venda apenas de veículos novos que sejam zero emissão de poluentes. É um empenho para incentivar a compra dos modelos movidos à eletricidade, hidrogênio e veículos híbridos. O projeto de transição energética prevê algumas etapas.

Leia mais: Lista atualizada: quais são os carros mais baratos do Brasil em 2022?

O assunto foi amplamente discutido pelo Conselho de Qualidade do Ar da Califórnia (CARB, na sigla em inglês). Por meio do texto, a Califórnia pretende formalizar todos os objetivos da transição, assim como as etapas de incentivo para que mais estados sigam o mesmo modelo.

Zero emissão de poluentes

O projeto busca reduzir a venda de veículos movidos a diesel e gasolina. A expectativa é que já em 2026 uma grande diferença seja notada na Califórnia, com um terço das vendas sendo de veículos zero emissão de poluentes.

Dessa forma, a meta é fazer uma transição da seguinte forma:

  • até 2026, 35% dos carros vendidos deverão ser neutros em carbono;
  • até 2030 o número deve subir para 68%.

A mudança deve ter um impacto no mundo todo. Afinal de contas é o maior mercado dos Estados Unidos da América, com mais de 40 milhões de consumidores.

O empenho pela redução na emissão de poluentes dos combustíveis fósseis leva em conta os resultados de estudos e pesquisas que mostram os impactos no aquecimento global.

O assunto merece atenção de todos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é um dos principais riscos ambientais para a saúde.

Só para se ter uma ideia da gravidade do problema, um relatório da OMS mostrou que nove em cada 10 pessoas respiram o ar poluído. Nas grandes cidades a situação fica ainda mais crítica. É por isso que principalmente os grandes centros mundiais devem adotar medidas específicas para reduzir a emissão de poluentes.

Muitos países já adotaram políticas de incentivo para a venda de veículos elétricos, por exemplo. É o caso da Noruega, que até 2025 espera o fim da comercialização dos carros a combustão. Na Índia o prazo vai até 2030. Reino Unido e França fazem planos para até 2040.




Voltar ao topo

Deixe um comentário