Se você foi criança nos anos 90, deve ter sonhado em ver carros voadores pairando pelas cidades no futuro. Era isso, que filmes e desenhos animados com “Os Jetsons” mostravam para as crianças na época. Embora o design não seja o mesmo, a Embraer começou os testes com seu novo carro voador.
Veja também: Descubra 9 carros excelentes para comprar com até R$ 80 mil em 2022
Carro voador da Embraer será testado nos EUA
Os testes do novo carro voador da Embraer começarão a ser realizados pela subsidiária Eve Holding, em Chicago, nos Estados Unidos da América (EUA). Trata-se do projeto eVTOL que visa construir modelos de carros voadores.
Eles se parecem mais com pequenos aviões cheios de hélices, mas que poderão fazer voos curtos entre cidades ou até mesmo dentro de um mesmo município. Os testes serão realizados com a ajuda do helicóptero da Blade Air Mobility, o qual figurará como o substituto do carro voador eVTOL.
O objetivo inicial é averiguar as operações, viagens de passageiros, serviços terrestres e todas as necessidades que o veículo pode apresentar. No caso, o carro voador poderá ser utilizado para realizar viagens curtas e rápidas dentro de Chicago.
Ao todo, o período de testagem terá duração de quase 1 mês (três semanas) já no próximo mês de setembro de 2022.
Testes vão analisar a viabilidade do modelo na cidade norte-americana
“A simulação da operação eVTOL em Chicago nos permite estudar como as pessoas experimentarão esse serviço e entender todos os requisitos do ecossistema para nossos produtos e serviços, ao mesmo tempo em que mostramos os benefícios da Mobilidade Aérea Urbana em uma das cidades mais proeminentes e populosas da América do Norte”, explicou André Stein, co-CEO da Eve, em nota oficial.
Inicialmente, o carro voador não terá aplicação particular privativa, mas funcionará como um taxi aéreo. Como se trata de uma tecnologia inovadora, é necessário realizar uma ampla bateria de testes antes de lançar a modalidade de deslocamento nas cidades pelo mundo todo.
A primeira rota do helicóptero que simulará o carro voador será entre o Vertiport Chicado e o Heliporto Municipal de Schaumburg. A segunda viagem com passageiros será entre o mesmo local e o Heliporto Tinley Park, em Illinois.