scorecardresearch ghost pixel



CNH SUSPENSA 2022: quase 200 mil motoristas ficarão sem dirigir

Motoristas que correm o risco de perder o direito de dirigir cometeram infrações auto suspensivas ou acumularam muitos pontos na carteira.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de quase 200 mil motoristas será suspensa. Na prática, perde o direito de dirigir os condutores que exacerbaram o limite de pontuação somado pelas multas ou porque cometeram alguma infração com efeito suspensivo automático, como no caso de dirigir alcoolizado ou fazer rachas.

Leia mais: Posso tirar CNH sem frequentar autoescola? Descubra se isso já é realidade no Brasil

Quem traz esses números é o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detra-PE). De acordo com o órgão, cerca de 167 mil motoristas do estado terão a habilitação suspensa pelo período de 2 meses a um ano. Eles também deverão passar por um curso de reciclagem se quiserem voltar a dirigir.

Quais as multas mais comuns no trânsito?

Existem multas que geram a suspensão automática da habilitação, podemos destacar:

  • Transitar em velocidade superior a 50%;
  • Pilotar motocicleta sem o uso de capacete; e
  • Recusar-se a passar pelo teste de alcoolemia  (bafômetro) quando há suspeita de direção sob influência de álcool.

Suspensão da CNH

Aproximadamente 200 CNHs podem ser suspensas em Pernambuco no prazo de 2 anos, neste caso em 2022, 2023 e 2024. De acordo com o diretor de Fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins, o processo de julgamento das ações ficou mais ágil:

“Antes, levávamos até oito anos, acreditem, porque as fases de defesa não corriam em paralelo. Agora correm, reduzindo o tempo em ao menos a metade. As três fases da defesa pecuniária e a da suspensão acontecem simultaneamente”, disse.

O número de habilitações dos motoristas com risco de serem suspensas ainda pode mudar, pois alguns processos ainda estão tramitando, cabendo entrada de recurso administrativo pelo condutor. Porém, é importante dizer que a média de revisão das suspensões costuma ser baixa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário