Dos sabores terrosos ao cítricos, determinados aperitivos acabam se popularizando pelas peculiaridades que também influenciam o olfato. Um sabor muito específico como o das frutas secas não agrada todo mundo. Cada pessoa tem suas preferências, além de ter desenvolvido um paladar diferente, com base no que foi experimentado durante a vida.
Veja também: 3 alimentos que você tem em casa mas devia tirar agora mesmo
Em alguns casos, é possível odiar até o cheiro de um alimento e evitar ao máximo ter que prová-lo. A textura ou modo de preparo podem interferir nesse primeiro contato, mesmo assim a resistência impede novas tentativas de provar algo exótico. Sendo assim, certas comidas remetem a inúmeros sentimentos quando colocados à mesa, da sensação de repúdio à exaltação.
Confira alimentos que as pessoas costumam estranhar ao encontrá-los em uma receita
Ostras frescas
A ostra é uma verdadeira iguaria, mas algumas pessoas associam o conteúdo gelatinoso com o muco nasal, ou seja, o famoso catarro. Isso afasta qualquer vontade de experimentar o sabor do mar.
Cogumelos
O cogumelo além de ser plantado próximo à terra, por ser uma raiz, tem um sabor bem terroso. Quando cozido e temperado, fica viscoso e assume uma forma empapada bem diferente.
Queijo gorgonzola
A fermentação do queijo gorgonzola faz com que ele fique ‘’mofado’’, com fungos verdes aparentes. Nem todos consideram a aparência agradável e a complexidade de sabores desse tipo de alimento resulta em várias reações engraçadas.
Marzipã
O marzipã é usado em coberturas para bolos e outras sobremesas, mas parece que costuma receber muitas críticas. Apesar de ser feito de amêndoas torradas, o amargor acaba contrastando com o açúcar, deixando um residual muito doce.
Picles
O elemento que muitos retiram do meio de um belo sanduíche também depende do preparo. Em geral, são azedos e têm gosto de vinagre, mas quando preparados do jeito certo, pode ficar agradável e adocicado.
Coentro
Há quem diga que o coentro de gosto de sabor ou detergente, pelo cheiro forte que exala das folhas. Bem amargo, precisa ser dosado e combinado de forma adequada para não se sobrepor a outros temperos.
Aliche
Presente em alguns recheios de pizza, o aliche tende a ser muito salgado e dependendo da mistura de ingredientes, o resultado final pode não ficar satisfatório.