scorecardresearch ghost pixel



Conheça a lista de veículos que ficam isentos do IPVA a partir do próximo ano

Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores é um tributo obrigatório cobrado anualmente pelos estados.



Um dos tributos que mais geram preocupação nos brasileiros é o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cobrado anualmente pelos estados. Em alguns casos, o valor pode ser bem salgado, já que é calculado com base no preço de venda do veículo.

Leia mais: 7 documentos que você deve ter para evitar problemas

Muita gente ficará livre dessa preocupação a partir do próximo ano. O motivo é que quase todas as unidades federativas do país possuem regras para isenção do IPVA.

A grande maioria adota o ano de fabricação do automóvel para garantir o benefício e livrar o proprietário do imposto. Em outras palavras, carros mais antigos deixam de gerar a cobrança na maior parte do país.

Quais veículos ficam isentos em 2023?

Como o IPVA é de competência dos estados, eles mesmos criam as regras para oferecer a isenção. Atualmente, o tempo de fabricação considerado varia entre 10 e 20 anos, de acordo com o local. Veja:

Isenção após 20 anos de fabricação: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Isenção após 18 anos de fabricação: Mato Grosso.

Isenção após 15 anos de fabricação: Tocantins, Sergipe, Amapá, Rondônia, Maranhão, Amazonas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Piauí, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal.

Isenção a partir de 10 anos da fabricação: Rio Grande do Norte, Roraima e Acre.

No primeiro grupo, entram automóvel como Jeep Wrangler 2002, Fiat Fiorino 2002 e Fiat Uno 2002. Já no segundo, o benefício começa a valer no próximo ano para Fiat Siena, GM Corsa e GM Celta.

Celta, Fiat Brava 2007, Ford Ka 2007 são alguns exemplos de modelos isentos do IPVA nos estados do terceiro grupo em 2023. Já Fiat Punto, Audi A3 2010, Citroen C3 2010 ficam livres do imposto nas unidades federativas do último grupo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário