Desafio para o cérebro: a imagem está parada ou está se movendo?

Você consegue ver essa imagem parada, como ela é realmente? Todas as pessoas podem afirmar que ela está se mexendo; entenda por que isso acontece.



O cérebro possui capacidades incríveis e isso não é nenhuma novidade, mas engana-se quem acredita que ele é um órgão perfeito e sem nenhuma falha. Para provar isso, basta dar uma olhada no presente desafio de ilusão de ótica, que irá “bugar” a sua mente.

Veja também: Parece fácil, mas não é: você consegue contar o número exato de golfinhos na imagem?

Ao olhar para a imagem, qualquer pessoa pode jurar que ela está se mexendo sem parar. As formas circulares que a compõem não conseguem permanecer paradas diante da visão. No entanto, a verdade é que nenhum dos elementos está girando e todos encontram-se perfeitamente parados.

Por que vemos a imagem de movendo o tempo todo?

Esse tipo de ilusão de ótica ficou bastante famoso por conta de alguns artistas especializados no assunto. Um deles é o professor de psicologia Akiyoshi Kitaoka. A imagem apresentada aqui foi desenvolvida por ele e ganhou até um nome interessante: rotating snakes (algo como “cobras giratórias” na tradução livre).

Ao todo, são 18 formas circulares que se dividem em várias seções, chegando próximas ao formato de uma cobra. Além disso, as cores azul, verde e preto preenchem a maior parte dos espaços vazios.

De forma objetiva, o cérebro tenta processar cada um dos elementos (cores e formas) separadamente. Isso faz com que a imagem pareça estar se movendo o tempo todo. Além disso, é possível perceber que algumas partes dos círculos não estão completas, o que ocasiona um efeito chamado de assimilação.

Em termos práticos, o seu cérebro completa as seções cortadas de forma automática. A mente trabalha como se estivesse adivinhando o que não está no campo do foco visual. Todas essas funções juntas fazem com que os círculos que não são observados se movam de modo ilusório.

Parece algo bem interessante, certo? Na verdade, como qualquer ilusão de ótica, essa imagem evidencia algumas “falhas” da mente humana e prova que até mesmo o cérebro não é perfeito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário