scorecardresearch ghost pixel



Descubra como a voz pode influenciar diretamente na sua personalidade

Quando alguém lembra em vozes mais graves, costuma associar a pessoas reservadas e isso acaba impactando na atitude das pessoas, com comparações baseadas em outras experiências.



Uma voz doce geralmente está ligada à uma mulher delicada e jovem, mas isso pode ser explicado pelas influências de diversos meios. Lembrando que as cordas vocais amadurecem ao longo do tempo, principalmente na adolescência. Outros  fatores externos como um resfriado e rouquidão repentina também são capazes de alterar momentaneamente o julgamento alheio. 

Veja também: Descubra o que as pessoas acham de você; faça o teste de personalidade

Essa ideia de que as vozes impactam na percepção não é apenas uma coincidência. Há uma relação devido à cultura que influencia a interpretação de determinados gestos e tom ao falar com certeza faz parte da postura. Dessa forma,  cientistas pesquisaram o quanto esse fator influencia a escolha dos indivíduos por um parceiro, profissional ou amigos, comprovando a causalidade.

Um estudo comprovou que a voz pode ter uma relação com a personalidade 

Um outro estudo publicado no Journal of Research in Personality, da Alemanha, reforçou a análise dos especialistas. Em uma amostra de pessoas diferentes, foi possível identificar que a voz tem um peso relevante no estabelecimento de laços sociais. Seja em uma entrevista de emprego ou na balada paquerando alguém, apresenta-se como um elemento que atrai atenções. 

Não é à toa que existem profissões, como a do locutor, que exigem um padrão vocal e que os cantores também precisam cuidar dessa característica. De maneira objetiva, a pesquisa apontou que pessoas com vozes profundas e graves mostravam-se dominantes e até abertas ao sexo casual. Porém, os autores da publicação alertam que outros detalhes continuam sendo importantes na convivência em sociedade, em busca pelo status de pertencimento. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário