Focada na produtividade de empresas, o 5G não chegou a afetar tanto os lares brasileiros. O uso doméstico das redes continua seguindo o padrão de fibra óptica, ainda que alguns planos tenham essa inovação tecnológica no portfólio. Contudo, parece que as pessoas seguem com dúvidas quanto às diferenças, visto que o 4G atende bem parte das necessidades da internet móvel.
Veja também: 5G está deixando celulares muito quentes? Temperatura de alguns aparelhos ultrapassa os 48°C
Enquanto a velocidade da tecnologia antiga chegava a ser no máximo 100 MBPS, a internet 5 tem uma potência de 2GBPS. Sendo assim, a atual é 100 vezes mais rápida, potencializando downloads e transmissão de vídeo ao vivo. Influenciadores que trabalham exclusivamente com a internet podem avaliar se o serviço tem um bom custo benefício.
A indústria tem muito a ganhar com o incremento da internet 5G no Brasil
Entre as qualidades do 5G estão rapidez no processamento de dados e menos instabilidade, garantindo que banco de dados estejam sempre atualizados. Essa viabilidade é de extrema importância para gerar tecnologia de ponta, como o desenvolvimento da robótica e inteligência artificial. Ao complementar a base brasileira, coloca o país entre os grandes exportadores de conhecimento.
Portanto, a garantia de que essas evoluções ocorram possibilita o desenvolvimento de uma economia mais competitiva. O 6G está em fase de pesquisa e promete oferecer ao consumidor final, os mesmos benefícios, elevando a qualidade do sinal, que ainda é precária em relação a outros países, seja pela cobertura ou falta de incentivo.