scorecardresearch ghost pixel



Dicas para evitar perigos ocultos ao usar o WhatsApp: essas você precisa conhecer

Os crimes cibernéticos têm sido praticados nas redes sociais mais famosas, fazendo vítimas que por algum descuido, vacilaram em não prestar atenção nas próprias informações.



Todos os dias, é possível observar pessoas reclamando de golpes pedindo dinheiro na plataforma. Entre links externos e até ameaças, o medo em relação aos ataques no meio digital afeta inúmeros usuários do WhatsApp. Além dos hackers, muitos golpistas fazem chantagens emocionais com oferta de emprego falsa e outras oportunidades, tentando atrair inocentes. 

Veja também: Agora é possível localizar perfis em mapa do Instagram; veja mais

Qualquer um pode se tornar vítima desses casos, principalmente se as maneiras de prevenção são esquecidas. É importante se prevenir usando todos os recursos e conhecimento possível. Seguir determinadas considerações te ajuda a tornar a internet um meio mais seguro, para você, amigos e familiares que também estão vulneráveis a esses crimes. 

O que você pode fazer para se prevenir dos perigos envolvendo o WhatsApp 

Não compartilhe dados e documentos pessoais 

Não envie nada que forneça dados sigilosos ou pessoais, como CPF, RG e até comprovante de endereço. Mesmo que a empresa peça, certifique-se da procedência do contato e busque orientação.

Ative a verificação em duas etapas

A configuração em duas etapas evita que alguém consiga acessar sua conta facilmente, então acesse as ‘’Configurações’’, depois clique em ‘’Conta’’ e ‘seleciona ‘’Confirmação em duas etapas’’. Escolha uma senha pin e finalize a configuração. 

Não clique em links enviados por desconhecidos 

Em sites, e-mails, mensagens de SMS ou o próprio WhatsApp, não clique em links desconhecidos, mesmo que pareçam oficiais. Nesse caso, se for um malware, seu dispositivo poderá ser invadido. 

Desconfie de pedidos de dinheiro 

Se algum parente ou amigo pedir dinheiro, procure saber se não é outra pessoa tentando aplicar um golpe. Muito comum em vários aplicativos, criminosos usam a imagem de conhecidos ou usam o próprio perfil do usuário, procurando obter vantagens financeiras.

Não instale aplicativos suspeitos 

Se você usa o sistema Android, esteja atento aos aplicativos e antes de fazer qualquer download, observe os comentários e permissões para o uso. Considere ler o termo de condições e quem desenvolveu a ferramenta.

Fique de olho em ligações suspeitas 

Evite atender ligações desconhecidas, bloqueando aqueles números frequentes, principalmente as chamadas de telemarketing que começam com os dígitos ‘’0303’’ em todo o território nacional.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário