scorecardresearch ghost pixel



Divulgado país mais rico do mundo; veja posição do Brasil na lista

Luxemburgo, um pequeno território do continente europeu, possui um poder financeiro altíssimo para um país com uma população de apenas 632.275.



Sendo uma referência no mundo moderno, Luxemburgo mostra que é possível criar um lugar endinheirado com menos de um milhão de habitantes e uma área de 2.586 km². É o único país do mundo com um governo grão-ducado, isto é, pertencente a um Grão-duque. 

Veja também: Profissões que ainda existem no Brasil, mas estão prestes a acabar

O atual governante é Henrique, Grão-Duque de Luxemburgo, que está no cargo desde 2000 e acompanhou a extraordinária crescente na economia. Se você achou o nome curioso, saiba que o luxemburguês é o principal idioma, que tem sua origem na língua germânica, em seguida temos o francês e o português. 

Como é feita a comparação?

A lista que destaca Luxemburgo como o país com maior abundância de bens é da Global Finance, criada em 1987. Os países mais ricos da lista não são necessariamente aqueles com maior poderio político ou produtividade e nem os mais influentes. Tanto que, logo em seguida, numa ordem, sucedem Singapura, Irlanda, Qatar e Macau, formando o top 5.

Geralmente quando pensamos em países ricos, vimos essas nações serem destacadas pelo  PIB (Produto Interno Bruto). Modelos de análise como o do Fundo Monetário Internacional que foca no PIB, trata  os Estados Unidos como a maior economia do mundo, o Brasil está na décima posição. 

Sendo assim, países com uma posição alta não estão imunes à pobreza e isto reflete na análise da Global Finance. No site especializado, www.gfmag.com, há um trecho explicando que “as economias desses países são desproporcionalmente grandes em comparação com suas pequenas populações.” 

Explicando um pouco de uma possível surpresa ao perceber que pequenos territórios estão acima de países conhecidos.  A questão é, territórios imensos com diversos tipos de zonas rurais e industriais diferentes,  há uma variação do  PIB. Por exemplo, o Produto Interno Bruto do Estado do Rio Grande do Sul corresponde a 6,7% de toda a produção brasileira.  

Qual a fonte de renda?

Toda sua riqueza está presente  nos setores financeiros refinados e  em suas políticas de fiscalização que são atraentes para investidores de fora.  O investimento na indústria de forma geral  e na siderurgia foram grandes acertos para a alavanca.

Muito também se deu ao uso adequado de seu território e de seus recursos naturais.  Além de que o seu salário é o maior de toda a União Europeia. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário