As pessoas um pouco mais velhas, que pegaram a época da fotografia analógica, se lembrarão dos rolos de filmes e dos famosos negativos. Era preciso levar as películas para serem reveladas e ampliadas, até se transformarem nas fotos que compõem os tradicionais álbuns de família. Uma ilusão de ótica pode ser montada por meio da imagem em forma “negativa”, como a que está presente aqui.
Veja também: Inacreditável! Ilusão de ótica permite ver cores em imagem preto e branco
Como funciona a ilusão de ótica em destaque?
Neste caso, a ilusão acontece quando se olha atentamente para a imagem em formato negativo, que parece estar em preto, azul e branco. Basta fixar o olhar nela por cerca de 30 segundos e então conseguirá observar o efeito de ilusão de ótica.
Olhe para a parte branca com uma cruz no centro, que está ao lado da imagem. Agora, tudo o que você precisa fazer é apreciar o contorno da outra foto que será exibido “magicamente” para você. Se quiser, pisque algumas vezes para facilitar o processo.
Como toda ilusão de ótica, o objetivo dela é enganar o seu cérebro e fazer com que ele enxergue ou perceba elementos “ocultos” dentro de uma imagem. É o que acontece no exemplo, já que a ilusão faz você acreditar que existe um desenho no local que está em branco.
O que é uma imagem em formato negativo
O negativo nada mais é do que a mesma imagem traduzida em cores mais escuras ou, talvez, opostas em determinado espectro de luz. Assim, as fotografias de antigamente tinham que ter suas cores originais reveladas para que pudessem ser impressas tais como eram quando foram tiradas.
É o mesmo padrão que pode ser observado ao fixar os olhos em uma imagem negativa e depois olhar para uma folha ou superfície branca. A impressão que você tem é a de que ela ficará colorida magicamente, mas na verdade este é apenas um efeito de ilusão de ótica bem interessante.