scorecardresearch ghost pixel



Ilusão de ótica revela falha no processamento do cérebro humano

Uma nova ilusão de ótica foi postada nas redes sociais e está gerando uma série de comentários assustados. Afinal, a cor que aparece nela não é de verdade.



As pessoas que adoram quebra-cabeças mentais e desafios de ilusão de ótica certamente vão gostar de um novo teste da internet. Trata-se de um vídeo curioso, no qual um quadrado percorre os dois lados de uma imagem e muda de cor entre eles.

Veja também: Revelado! Ilusão de ótica revela os traços da personalidade de qualquer um

Qual é o desafio da nova ilusão de ótica?

Primeiramente, embora a postagem seja recente, essa ilusão de ótica não é exatamente uma novidade. Ela foi criada ainda em 2018, pelo psicólogo japonês Akiyoshi Kitaoka. Segundo o cientista, embora pareça mudar de cor, o quadrado tem a mesma coloração sempre.

Esse efeito camaleônico é causado por um princípio chamado efeito de indução cromática, uma mudança de cor percebida que ocorre “quando um objeto colorido se move em torno de um objeto estacionário idêntico”, de acordo com um estudo de 2016 publicado na revista Nature.

“A saturação percebida do objeto estacionário diminui drasticamente, enquanto a saturação do objeto em movimento aumenta”, escrevem os autores do artigo. “Essas mudanças na aparência da cor em direções opostas sugerem que a normalização induzida pelo movimento do objeto pode mediar a mudança na aparência da cor”.

Percepção de cor pode ser bastante subjetiva

Com base nas informações apresentadas é possível afirmar que a percepção e cor pelas pessoas é algo subjetivo, uma vez que o mesmo quadrado apresenta tons diferentes dependendo de onde ele está inserido.

Esta não é a primeira vez que Kitaoka viraliza na internet com uma imagem de confusão cromática. Em 2018, ele postou uma foto com uma mistura de morangos que fez os espectadores quebrarem a cabeça tentando decidir de que cor eles eram.

Kitaoka explicou mais tarde que o snap tem um filtro de luz azul aplicado a ele, e a ilusão que ele cria pode determinar se seu cérebro mente para você ou não.

Muito interessante, certo? Afinal, essas ilusões mostram que o cérebro humano pode conter “pontos cegos”, os quais sofrem enganações o tempo todo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário