scorecardresearch ghost pixel



Insegurança: descubra quais são os 6 sintomas mais incômodos

Confira as características presentes em uma pessoa que apresenta altos níveis de insegurança. Esse sentimento pode acabar estragando sua vida aos poucos.



Aprenda a identificar o ponto em que a insegurança atingiu seus níveis mais extremos. Se você apresenta uma ou mais das características abaixo, é melhor procurar ajuda e tentar sanar rapidamente o problema.

Veja também: As principais características de pessoas que nasceram para ter dinheiro

1 – Vontade e medo de tomar a iniciativa

A insegurança pode gerar uma série de sintomas que são percebidos com clareza por qualquer pessoa. Um dos sinais mais claros se concentra no medo de tomar decisões ou de assumir a iniciativa de alguma situação.

O problema é que a maior parte das escolhas da vida fica na mão dos outros. Mesmo quando está com vontade ou sabe o que fazer, o medo e a insegurança batem com força.

2 – É difícil dizer não

Outra característica da insegurança é o medo de falar não para os outros. Isso ocorre porque as pessoas inseguras querem se sentir amadas pelos outros e estão sempre em busca de aprovação.

Por conta disso, falar não para alguém pode gerar a rejeição por parte daquele indivíduo. Cuidado para não acabar se deixando dominar com tanta facilidade.

3 – Não consegue apontar qualidades

A insegurança também age diretamente na autoestima, fazendo com que ela abaixe bruscamente. Pessoas inseguranças não conseguem apontar suas próprias qualidades.

Fica difícil se valorizar quando nenhum ponto positivo pode ser ressaltado de maneira clara e objetiva.

4 – Insegurança gera perfeccionismo

Pode até parecer contraditório, mas as pessoas inseguras costumam ser as mais perfeccionistas. Isso acontece porque apenas o que pode estar perfeito não será capaz de gerar erros.

O problema disso é bastante óbvio, inclusive. Nada é perfeito e nada será capaz de se tornar perfeito na vida.

5 – Procrastinação

Outro sintoma da insegurança é a procrastinação. Por não confiar em suas próprias capacidades, a pessoa acaba nem tentando ou sempre deixa tudo para a última hora. Fugir das responsabilidades não é a melhor coisa para se fazer diante do medo e da insegurança.

6 – Inferioridade

Por fim, a insegurança também causa o sentimento de inferioridade perante as outras pessoas.

Comece a se valorizar para conseguir reverter o quadro de insegurança. Procura ajuda profissional, pois a situação tem cura.




Voltar ao topo

Deixe um comentário