scorecardresearch ghost pixel



INSS atrasa e aposentados têm benefícios retidos por ESTE motivo

Quem precisa do dinheiro cobra respostas do INSS.



Os trabalhadores que conseguiram a aposentadoria junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a ter acesso ao dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mas, para isso, é preciso apresentar uma certidão. O problema é a demora na emissão da certidão para o saque do FGTS.

Leia mais: Conheça a nova regra do INSS para acúmulo de benefícios

Muitos aposentados reclamam da dificuldade e dos prejuízos provocados pela demora, já que eles ficam sem o acesso ao dinheiro do FGTS. O documento necessário é a Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS. O documento deve ser apresentado à Caixa Econômica Federal.

Certidão para o saque do FGTS

A certidão para o saque do FGTS é o documento solicitado ao aposentado. Pela regra, a emissão do documento deveria ser no prazo máximo de 20 dias. Só que a espera é muito maior do que esse tempo.

Além disso, os aposentados reclamam da falta de justificativa do INSS para tanta demora. No geral, os aposentados são orientados apenas a aguardar até a emissão da certidão, mas sem definição de prazo.

Em alguns casos a demora chega a 30 dias. Enquanto isso, quem tem direito ao dinheiro do FGTS fica sem acesso ao recurso. A certidão é a mesma emitida pelo INSS para o saque do PIS/Pasep.

A orientação é para que os aposentados que pediram o documento confirmem se todos os dados estão corretos no sistema do INSS. É uma forma de evitar que o instituto alegue demora por conta da divergência de informações.

A checagem é pelo site ou aplicativo Meu INSS. É só conferir o que consta na atualização de dados cadastrais. E trocar qualquer informação que possa estar desatualizada, a exemplo do endereço.

Se tudo estiver correto, outra tentativa é entrar com uma reclamação pela demora junto à Ouvidoria do INSS. Assim o segurado pode pedir explicações quanto à demora na emissão da certidão, além de uma previsão de entrega. O pedido da certidão pode ser feito pelo telefone 135 e chega no endereço indicado pelo segurado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário