Segundo o último levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira, 31, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), está tecnicamente empatado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida para a Presidência do Brasil. Confira a seguir!
Leia mais: Bolsonaro libera perdão de dívidas e desconto de até 99%; entenda o caso
Pesquisa espontânea
Enquanto Bolsonaro possui 29% as intenções de voto, Lula aparece um pouco na frente, com 32,1%. Mas ao considerar a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos, ambos os candidatos apresentam empate técnico.
Na sequência está o candidato Ciro Gomes (PDT), com 3,9% das intenções de voto, seguido por Simone Tebet (MDB), que aparece com 0,8%. Do total de entrevistados, 27,8% não souberam responder e 5,7% disseram que anularão o voto ou votarão em branco.
É válido destacar que o tipo de abordagem usada na pesquisa é a “espontânea”, quando os nomes dos candidatos não são apresentados e o próprio entrevistado diz em quem ele vai votar.
A pesquisa ouviu 2.020 eleitores em 164 cidades brasileiras entre os 26 estados mais o Distrito Federal. O levantamento foi feito entre os dias 26 e 30 de agosto de 2022. O grau de confiança dos dados é de 95% para a margem estimada de 2,2 pontos percentuais para os resultados no geral.
Pesquisa estimulada
Em relação à abordagem estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistas, Bolsonaro está na frente na região Centro-Oeste, com 44,5% das intenções de voto contra 31,3% de Lula. Já Ciro Gomes possui 6,5% e Simone Tebet 5,8%.
Na região Sul, o presidente Jair Bolsonaro também lidera a corrida com 48,3% das intenções de voto contra 33,7% do ex-presidente Lula. Situação contraria no Nordeste, em que Lula possui 54,4% das intenções de voto contra 24,8% de Jair Bolsonaro.
Na região Sudeste, ambos os candidatos estão empatados tecnicamente: enquanto Lula possui 39,3% das intenções de voto, Bolsonaro está com 38,2%.