O Ministério da Cidadania confirmou que mais 500 mil cartões do Auxílio Brasil serão entregues aos beneficiários do programa nos próximos dias. Entre julho e agosto, 6,1 milhões de unidades foram enviadas às famílias.
Leia mais: Calendário PIS/Pasep 2022-2023 liberado? Saiba quem vai receber o novo abono salarial
A entrega é feita pelos Correios e não tem custo para o cidadão. Não é necessário comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para solicitar o envio. Quem entrou na folha de pagamento a partir de novembro de 2021, quando o programa substituiu o extinto Bolsa Família, teve preferência na distribuição.
Segundo as informações divulgadas pela pasta, a quantidade de cartões enviados já superou o número de famílias que entraram desde a mudança. Isso significa que parte dos beneficiários que usava a versão antiga do dispositivo também recebeu a nova.
Novidades do cartão
O produto tem uma grande novidade em relação ao antigo: um chip que possibilita a realização de compras na função débito. Com a tecnologia, o usuário não precisa sacar o dinheiro em espécie antes de ir ao supermercado, por exemplo.
Outra mudança que chamou bastante atenção foi o visual, mas isso já era esperado, já que o governo atual pretende desvincular o programa dos governos do PT. Ele agora vem estampado com a bandeira do Brasil, símbolo usado pela campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, o número total de cartões do Auxílio Brasil entregues até setembro pode chegar 10 milhões. O contrato atual prevê a distribuição de 6,6 milhões de unidades, mas o Ministério da Cidadania ainda não confirmou se planeja fechar um novo acordo para aumentar a produção.