scorecardresearch ghost pixel



NÃO jogue as cascas de limão no lixo: descubra 4 formas inusitadas para reaproveitá-las

As cascas de vegetais podem ser muito úteis na cozinha, seja para o consumo em diversas receitas ou dicas domésticas que facilitam a rotina, evitando o desperdício ao estimular práticas sustentáveis.



O limão é uma fruta versátil usada em sobremesas e como tempero em saladas ou pratos quentes. Dessa forma, quase todos os dias sua polpa acaba sendo usada e a casca costuma ser jogada fora. No entanto, todas as partes podem ser aproveitadas de maneira integral, usando suas propriedades em diversas tarefas da rotina que exigem a compra de outros produtos. 

Veja também: Benefícios secretos e incríveis das cascas de cebola e de alho

Sendo assim, ao usar as sobras de alguns alimentos, é possível ser sustentável e aproveitar os benefícios da sua adstringência. Lembrando que a substância só não deve ser passada no rosto ou na pele, porque essa atitude aumenta o risco de queimaduras ou lesões, caso a derme esteja sensibilizada, apesar dos inúmeros tutoriais fazendo essa indicação. 

Conheça os usos da casca de limão para você deixar de desperdiçá-lo na lixeira

1- Adubagem natural ou composteira

Em algumas plantas, a casca do limão pode ser cortada em pequenos pedaços e acrescentada diretamente no vaso de algumas plantas. Porém, também é possível adicioná-la em uma composteira, agregando vitaminas essenciais para o crescimento dos caules e frutas.

2- Aromatizantes

Adicione o limão em um pote com álcool ou água e deixe-o aberto para perfumar a casa, deixando um pedaço na geladeira, buscando eliminar o mau odor de algum alimento. 

3- Spray de limpeza para a casa

Em um borrifador, coloque vinagre de álcool e 10 cascas de limão cortadas, deixando a substância descansar durante 1 semana. Depois use na limpeza diária, fazendo com que a casa fique perfumada.

4- Limpar aço inoxidável

Passe um pouco de sal em um dos cortes do limão e esfregue, removendo a gordura rapidamente e deixando as panelas, entre outros utensílios, brilhando. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário