Se você gosta de filmes de terror, provavelmente viu diversos longas desse gênero que apresentavam todo tipo de monstro, certo? Sim, aqueles mais clássicos mesmo: vampiros, zumbis e criaturas geneticamente modificadas. E dentro do terror, é possível encontrar encontrar o “terror cósmico”.
Veja também: Encontre o erro na imagem e teste suas habilidades visuais
O que seria isso? É tipo subgênero que envolve monstros e mistérios do espaço. Nós estamos citando esse tipo de filme porque ele resume a sensação de olhar para a imagem que nós temos para te apresentar.
O espaço pode ser assustador. Você não acha? Se lembre do que foi dito no filme “Alien, o oitavo passageiro”. No espaço, ninguém pode ouvir você gritar!
Agora imagine como seria a sensação de olhar direto para um buraco negro e sentir que ele está se expandindo justamente na sua direção? Essa é exatamente a sensação que essa imagem te proporciona.
Entenda: não é um vídeo ou um gif, apenas uma foto que “em teoria” está totalmente parada, mas mesmo assim sempre que você olha para ela parece que o espaço negro fica maior e em movimento… indo na sua direção.
Esse exemplo pode divertir os corajosos, deixar os os medrosos em pânico e despertar muita confusão em todos os curiosos. Por mais que essa imagem possa parecer ter vindo diretamente de uma lista enorme de filmes de horror, a real resposta para seu mistério está em uma outra de ficção bem conhecida.
No caso, essa obra é Scooby Doo. Por quê? Porque foi ali onde nós aprendemos que, na verdade, não há nada de sobrenatural acontecendo, mas o temos é um mistério a ser desvendado! Então vamos dar uma olhada na imagem?
Tentar entender o que pode estar acontecendo para que ela tenha esse efeito sob a a sua mente.
A imagem
Como avisado, a ela tem um “efeito expansivo” bem peculiar e que pode até assustar a alguns, mas pode ser que você não tenha notado isso. Por que será? É simples: não funciona com todas as pessoas.
O que acontece é que, segundo o estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, foi relatado que apenas 86% das pessoas podem ser afetadas por essa ilusão.
Aquelas que são enganadas sofrem uma reação na pupila quando olham para a imagem por causa da forma com que elas percebem a luz. Com a dilatação, a luz vai diminuindo e a escuridão aumentando, o que causa esse efeito de que a parte escura está realmente se expandindo.
Como a escuridão da imagem é totalmente escura, a luz vai indo porque cada vez mais a pupila passa a dilatar. O efeito é muito interessante, mas no fim não tem nada de místico.
É pura ciência sendo aplicada para confundir nossa mente.