A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um assunto que preocupa qualquer motorista, já que dirigir com o documento vencido acarreta em punições. Para evitar sofrer multas e até perder o direito de conduzir um veículo, é importante ficar atento aos prazos.
Leia mais: Gasolina é mais vantajosa que etanol em 23 estados e no DF
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que nos últimos anos passou por uma série de atualizações, existem três opções de limite. Em outras palavras o intervalo para renovar a CNH pode variar de um motorista para outro.
As regras foram adotadas em junho, quando começou a emissão da nova versão da habilitação no país. É importante lembrar que o documento antigo segue valendo normalmente até a data de seu vencimento, então não há necessidade de correr para trocar.
Quando vence sua CNH?
A validade da CNH varia de acordo com a idade do condutor. Veja as três opções de prazo existentes:
- Até 49 anos de idade: validade de 10 anos;
- Entre 50 a 69 anos de idade: validade de 5 anos;
- 70 anos ou mais: validade de 3 anos.
A data de vencimento pode ser consultada no próprio documento. O pedido de renovação precisa ser feito antes do final desse limite para garantir que o procedimento será feito no período correto.
Nova CNH
A nova CNH trouxe uma será de mudanças que prometem facilitar a vida do motorista brasileiro. Ela também ganhou uma versão digital para garantir sua apresentação quando o modelo físico não estiver disponível. Confira algumas novidades:
- QR Code para acesso à Carteira Digital de Trânsito;
- Detalhes nas cores verde e amarelo;
- MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo usado em passaportes;
- Tinta florescente visível apenas sob luz ultravioleta;
- Pictogramas indicado as categorias para as quais o condutor está habilitado;
- Letra “P” para indicar CNH provisória e “D” para sinalizar definitiva.