scorecardresearch ghost pixel



Novo Código de Trânsito: qual o limite de pontos na CNH em 2022?

As novas leis de trânsito já estão em vigor e, com elas, mudanças no número limite de infrações permitidas ao condutor antes da suspensão da CNH.



As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já completaram um ano, mas ainda tem gente que desconhece o novo limite de pontos que pode suspender a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa é sem dúvida uma das alterações que mais devem ser entendidas para evitar o pagamento de multa e a perda do direito de dirigir.

Leia mais: Desconto de 80% na CNH? Confira se você pode conseguir e como funciona

Em 2022, o limite de pontos que pode levar à suspensão da CNH subiu de 20 para 40. Mas existem ressalvas, pois o quantitativo pode ser menor dependendo da incidência de multas gravíssimas cometidas no decorrer de 12 meses. Confira quais são eles logo abaixo!

Estes são os novos limites de pontos que podem suspender a CNH

Este ano, para ter carteira de habilitação suspensa, os condutores devem obedecer às seguintes regras:

  • Caso entre as infrações não haja alguma considerada gravíssima – limite de 40 pontos;
  • Se tiver uma infração gravíssima na pontuação – limite de 30 pontos;
  • Se tiver duas ou mais infrações gravíssimas – limite de 20 pontos.

Se o motorista exercer atividade remunerada, a exemplo, taxistas e motoristas de aplicativo, o número de suspensão se mantém em 40 pontos, independente da gravidade da infração. Além disso, é importante lembrar que existem as infrações autossuspensivas, como dirigir sob efeito de álcool e praticar rachas.

Multas e suspensão da CNH

Multas gravíssimas, como dirigir falando ao celular, avançar o sinal de trânsito, andar em faixa exclusiva de ônibus ou parar em vaga destinada à pessoa idosa, por exemplo, gera 7 pontos na carteira, além de pagamento de multa mínima de R$ 239,37.

As demais infrações, consideradas graves, médias ou leves geram 5, 4 e 3 pontos, respectivamente. Para consultar o número de pontos da carteira, o motorista deve acessar o site do Detran do seu estado ou baixar o aplicativo Carteira de Trânsito Digital.

Lembrando que com a suspensão da CNH, o documento só é devolvido ao motorista ao final da penalidade e da realização do chamado “curso de reciclagem”, que é obrigatório.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário