Quando se trata de bem estar, muitos associam a meditação e práticas que estimulam alguma intervenção. Porém, um estudo mostrou que a busca pela felicidade acontece de forma mais simples do que o esperado. Há uma série de pensamentos que desencadeiam emoções positivas, reafirmando aspectos bons de determinada situação.
Veja também: Agradar as pessoas é um hábito perigoso e pode colocar sua autoestima em risco
Mindfulness e o foco no presente
O mindfulness é uma ideia de que a mente precisa receber alguns comandos, buscando torná-la parte do presente. Uma das maiores explicações para a aflição humana está ligada à ansiedade, caracterizada pela preocupação com o futuro e problemas do passado. Isso impede que qualquer um viva de maneira genuína, aproveitando cada minuto da rotina.
Ambiente de trabalho
Não é raro ver alguém reclamando do trabalho ou do espaço em que frequenta para realizar certas atividades. A partir das redes sociais, é possível identificar muitas reclamações, demonstrando a frustração daqueles que nem sequer entendem o porquê de tanta insatisfação.
Porém, uma pesquisa da Universidade de Columbia avaliou que a realização pessoal não se restringe a um grande salário.
A opinião de Ashley Whillans
O estudo foi liderado pelo psicólogo social Ashley Whillans, que observou a necessidade de ter tempo livre e ter apreço pelos afazeres. Quanto mais uma pessoa deixar de gostar dos projetos do dia a dia, pior será a sua satisfação pessoal. Essa ideia se torna um hábito, gerando uma sequência de dias ruins, até mesmo em períodos de distração.
Sendo assim, o equilíbrio entre tarefas e lazer é imprescindível, mas lidar com as obrigações de uma forma negativa, só atrapalha sua felicidade. Tente encontrar pequenas doses de alegria na faculdade, empresa e outras atividades. Faça o exercício diário de se organizar melhor e tentar agradecer mais.