Se há algo irritante que pode fazer uma pessoa perder a paciência e até mesmo estragar uma noite inteira de sono é barulho emitido pelos pernilongos. E antes fosse só isso, certo? As picadas que podem coçar e provocar irritações à pele é o inimigo número d quem tem sono leve.
Veja também: Como o vinagre de maçã pode eliminar os pernilongos da sua casa
Você já deve ter ouvido pessoas brincam com o fato de esses mosquitos estarem sempre as perseguindo, pois certamente o sangue delas deve ser mais saboroso. Será mesmo que isso tem algum fundo de verdade? Bem, antes de mais nada, nós precisamos lembrar que pernilongo algum consome sangue com o intuito de se alimentar.
Na verdade, todos eles se alimentam do néctar encontrado nas plantas. Apenas as fêmeas é que tiram sangue de nós, mas não como alimento. Elas precisam dos nutrientes que temos no sangue para que possam botar os seus ovos. Sendo assim, você pode estar se perguntando agora o porquê de eles picarem mais algumas pessoas do que outras.
Fique conosco, pois listamos alguns dos possíveis motivos.
Cor da roupa
Entrou para a sabedoria popular que os touros não gostam da cor vermelha, mas o que ainda não é de conhecimento geral é que esse tipo de mosquito é atraído por cores escuras. Sendo assim, pessoas que estão usando roupas de cor preta, vermelha, azul marinho e outras têm grandes chances de se tornarem alvos deles.
Dióxido de carbono
Os pernilongos usam tanto o olfato para caçar quanto a visão. Uma habilidade especial e incrível que eles têm é a de sentir o nível de dióxido de carbono que é emitido pela pessoa quando ela respira. Há até mesmo pesquisas que mostram que os mosquitos usam algo chamado “palpo maxilar” para rastrear o odor de muito longe.
É interessante apontar que os indivíduos que costumam praticar exercícios são as principais vítimas justamente por causa desse número de dióxido de carbono exalado. As pessoas que emitem mais são as maiores e as que respiram muito pesadamente ao se exercitar.
Tipo sanguíneo
Existe uma crença de que eles escolhem o tipo de sangue que vão tentar extrair. Não há conclusões firmes para afirmar com exatidão qual é o tipo preferido dos pernilongos, no entanto sabe-se que cada um carrega nutrientes diferentes.
Alguns estudos apontam uma pequena preferência pelo tipo O, mas não é algo que pode ser dito com toda a certeza ainda. De qualquer forma, quem é tipo O precisa usar repelente com mais frequência.
Cerveja
Agora vamos abordar o item mais peculiar da lista. Já foi observado que os mosquitos pousam mais em pessoas que têm cerveja no corpo. Pode acreditar, pois um experimento feito com 14 participantes mostrou que os pernilongos se interessavam mais por quem havia consumido a bebida alcoólica.