scorecardresearch ghost pixel



Por que agosto parece um mês interminável? Confira a explicação

Entenda o que faz agosto parecer o mês mais longo do ano. Mesmo com 31 dias, a verdade é que não existe nada de diferente, a não ser a sensação; descubra o motivo.



O temido mês de agosto chegou para o sofrimento de muitas pessoas que o consideram como o mês mais longo do ano. Embora agosto não tenha mais do que 31 dias, a impressão que dá é a de que o ano não terminará nunca mais depois de entrar no oitavo período. Não é à toa que os memes já começaram a invadir a internet com força total.

Veja também: Lista com todos os feriados do 2º semestre de 2022; descubra quais são

No entanto, se agosto não possui nem um diazinho a mais do que um mês comum, por que a sensação de que ele dura mais tempo é tão comum? Para responder a essa pergunta é necessário recorrer aos mistérios da mente e de como cada um interpreta a passagem do tempo.

Por que agosto demora tanto para passar?

De um modo geral, a impressão de que agosto é um mês longo e quase interminável se deve a um provável efeito semelhante à ilusão de ótica. O que acontece é que julho possui 31 dias e agosto também possui 31 dias. Essa coincidência do calendário passa a falsa sensação de que o período de agosto está longe de ter um fim.

Afinal, ele marca um processo longo de dois meses com 62 dias no total. Se comparar com os demais bimestres, ele realmente é o maior de um ano.

Agosto marca um novo ciclo

Fora isso, julho é um mês em que muitas pessoas estão de férias, principalmente crianças e adolescentes que enfrentam o recesso escolar. Logo, agosto é o início de uma nova etapa do ano letivo. Isso faz parecer que ele durará bem mais tempo, já que as férias passaram “voando”, certo?

Na prática é isso o que acontece, já que não há nada de diferente do oitavo mês do ano em relação aos demais.

Historicamente, o mês de agosto é considerado como de azar em muitos países. No Brasil, agosto é conhecido como o mês do “cachorro louco” devido a uma proliferação de raiva canina no século XVI.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário