Ao revelar quantos anos uma pessoa tem, usa-se normalmente a idade cronológica, definida a partir do nascimento e que apresenta poucas diferenças quando comparada em diferentes países. Contudo, há uma outra maneira de identificar o envelhecimento de alguém, a partir de observações clínicas. Isso foi comprovado com um estudo pioneiro iniciado na Universidade da Califórnia.
Veja também: Aumento da longevidade: descubra qual é o segredo para viver mais
Nos Estados Unidos, cientistas como Steve Horvath vêm buscando formas de identificar precisamente a expectativa de vida das pessoas. Dessa forma, obteve muitos avanços, reunindo uma equipe de especialistas que coletou dados de um grupo de norte-americanos, preservando informações do DNA, responsável por sofrer algumas mudanças durante o envelhecimento.
O DNAm PhenoAge é um exame que pode mostrar se você está envelhecendo muito rápido
Sendo assim, provavelmente você já viu alguém que parecia muito mais jovem do que era, portanto, o segredo está diretamente ligado ao sequenciamento genético. No entanto, é preciso ressaltar que praticar atividade física e se alimentar de forma adequada, também influenciam nesse processo. Foi assim que surgiu o relógio biológico DNAm PhenoAge, realizado a partir de uma coleta de sangue.
Caso você faça o teste, se o DNA estiver mudando mais rápido do que a referência cronológica, demonstra que existe um envelhecimento acelerado. O quadro está ligado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. As pesquisas mostraram que o prognóstico nessas condições é que a pessoa tenha 9% menos tempo de vida.